Desde o primeiro mandato, em 2013, o prefeito Marco Alba já falava sobre os benefícios que a retirada do pedágio no quilômetro 77 da BR-290, a Freeway, traria à população. Mais fluidez para o trânsito, potencial de desenvolvimento para a cidade e menos gastos para motoristas e trabalhadores. Neste 15 de agosto de 2020, a partir da 0h, o pedágio já está desativado, trazendo mais facilidade de deslocamento para toda a comunidade. Uma vitória para todos os gravataienses e moradores das cidades vizinhas.
– Esta é uma conquista que traz mais investimentos, desenvolvimento e integra a realização da nossa nova Rota Turística que ligará a Região Metropolitana à Serra Gaúcha. Além disso, ocorrerá o mais importante, o fim da penalização do morador e trabalhador de Gravataí, que precisa se deslocar até a capital diariamente – diz Marco Alba.
O prefeito lembra que sua luta efetiva para tirar este custo da vida dos gravataienses iniciou-se em 2014, quando, acompanhado pelo então ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e pelo representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), Luis Pedro Ferreira, esteve na Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele destaca ainda o empenho que teve o diretor geral da agência na época, Jorge Luiz Bastos, "que foi de extrema importância no encaminhamento dessa demanda que hoje está se tornando realidade".
O comunicado de que o pedido de Gravataí para a troca da praça havia sido acatado e constaria no edital de licitação da nova concessão da rodovia veio então em 2016. Ao assinar o novo contrato com o governo federal, em fevereiro de 2019, a CCR ViaSul assumiu o compromisso com a troca do local do pedágio e em outubro a nova praça começou a ser construída no quilômetro 60.
CLIQUE AQUI para assistir live feita pelo prefeito cruzando o pedágio livre.
Novos acessos
Além da troca da praça de pedágio de local, novos acessos estão sendo construídos, integrando assim a Freeway ao tráfego de Gravataí, desafogando a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Uma das saídas mais aguardadas pela comunidade é a alça de acesso da Nutrella, que já está sendo construída.
Por este local é que os moradores da região das paradas 60 até a 68 e arreadores, como as Moradas do Vale I e III poderão ingressar na rodovia federal, em direção a Porto Alegre, sem mais precisar se dirigir até a ERS-118 ou ainda até Cachoeirinha.