Pelo menos 60 pessoas que vivem em situação de rua serão abrigadas no Cerâmica Atlético Clube, a partir desta quinta-feira-feira.
A ação promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), tem como objetivo proteger as pessoas do novo Coronavírus.
O empréstimo do ginásio faz parte de uma das diversas ações do Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento do Coronavírus, criado pelo prefeito Marco Alba, que tem como coordenador geral o secretário de Governança Luiz Zaffalon e coordenador-executivo o secretário de Segurança, Cel PM Flávio Lopes.
– Gravataí não faz distinção de pessoas. Agora é hora de cuidarmos um dos outros. Todas as medidas que estão sendo tomadas são para a proteção da população. Esse é um dos objetivos do Comitê de Solidariedade – diz o prefeito Marco Alba, presidente do comitê.
As ações do Comitê, de acordo com o coordenador geral, Luiz Zaffalon, já são uma realidade.
– Essa iniciativa mostra que estamos lutando essa batalha juntos. Precisamos da ajuda de todos para passar por esse momento. Quanto maior o número de doações, mais pessoas conseguiremos ajudar.
– Trata-se da transferência dos usuários da Casa do Bem para as instalações do Cerâmica. Na Casa do Bem, apesar da boa estrutura, os usuários ficam muito próximos uns dos outros. Então, como a orientação de saúde pública é para que fiquem com dois metros de distância, a opção foi transferir para um novo local provisoriamente. No Cerâmica teremos espaço adequado para que fiquem distantes. Além disso, o Cerâmica cedeu um alojamento em separado para os usuários que necessitam ficar isolados – explica Joice Michels, secretária substituta de Assistência Social.
Para conseguir uma vaga na Casa do Bem é preciso ter mais de 18 anos, um documento original com foto ou cópia original de um boletim de ocorrência. A entrada dos usuários ocorre a partir das 19h. Já a saída acontece às 7h, após o café da manhã.
– Mesmo neste momento difícil, trabalhamos com o objetivo de garantir os direitos dos usuários em situação de rua e reinserir essas pessoas na sociedade trabalhando a sua autoestima, reafirmando a garantia de direitos e fazendo com que tenham um novo olhar sobre a vida e, assim, trazer esperança para o momento que vivem – diz Joice Michels.
Centro POP também muda
O Centro POP, serviço municipal que promove assistência a pessoas que vivem em situação de rua, está em funcionamento parcial e também mudará de endereço provisoriamente.
Pra não desassistir a população que acessa o serviço para tomar banho, lavar roupas e tomar o café da manhã, o Centro POP também terá seu atendimento transferido para o Cerâmica Atlético Clube, nesta quinta-feira, 26, das 7h até às 9 horas da manhã.
Atendimentos do Cras
Os Cras estão temporariamente com os serviços paralisados. No entanto, os técnicos estão em trabalho remoto.
– Nós colocamos a disposição da população quatro celulares que é para tirar dúvidas dos usuários (51) 99368-8351, 99344-4292, 99115-0246 e 99168-4574 – informa Joice Michels.
Idosos e pessoas com deficiência, que tinham a obrigatoriedade do cadastro e não fizeram até o momento, não vão perder o seu benefício. Eles vão ter mais 120 dias para atualização deste cadastro.
A mesma situação nos casos do Bolsa Família, que também não perderão o benefício por conta pela falta de atualização cadastral.