Eu escrevi e publiquei aqui no Seguinte: no dia 11 de setembro passado informações que nem a General Motors (GM) havia tornado públicas acerca dos novos carros que seriam lançados no dia seguinte, 12 de setembro, os novos Onix Plus – hatch e sedan – que apostava na motorização 1.4, uma das características da marca.
Foi no item 10 dos segredos que relacionei na matéria EXCLUSIVO | O que nem a Zero Hora contou sobre os novos carros da GM.
Pois bem!
No dia seguinte à publicação da reportagem, a montadora lançou com pompas e circunstâncias o Plus. Porém, todas as versões apenas com motorização 1.0, aspirado e turbo. Imaginei que minha fonte estivesse equivocada ou que eu havia errado em alguma coisa, interpretado mal a informação recebida.
Tcharããããã!
Minha fonte estava certa. O que publiquei estava certo.
Vêm aí os novos Onix RS, com motor 1.4. Aspirado e turbo!
Vão ser lançados provavelmente na segunda quinzena do mês que vem.
É o novo Onix na versão hatch (e – supreendemente! – sedan) com motor de torque mais elevado, consumo menor de combustível, com tecnologia embarcada similar ao Plus (sedan) que já está desbancando o Prisma no ranking nacional de vendas da Fenabrave, mas com linhas mais agressivas e pegada mais esportiva.
A fonte
Quem me contou foi um “passarinho verde” que encontrei esta noite na capital do mundo, como gosto de chamar Porto Alegre, em uma confraternização entre amigos em um bar da rua Venâncio Aires.
Ele, veterano oficial da reserva das forças armadas é hoje um empresário que presta assistência para pelo menos três empresas fornecedoras de peças e equipamentos (as sistemistas) instaladas no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, o Ciag.
O que ele disse
1
A montadora da GM já está produzindo o novo modelo, a razão de quatro ou cinco unidades por dia sendo expelidas pela linha de montagem da empresa em Gravataí. .
2
É a versão batizada como RS que havia sido cogitada há alguns meses, porém sem maiores detalhes. Quem se arriscou a publicar, como o site da Quatro Rodas, falou apenas em motor 1.0. Nada além.
3
É mesmo um carro esportivo, com linhas arrojadas e reforço na estrutura, que usa e abusa dos detalhes em plástico para dar cara de agressivo ao novo gauchinho que a a GM vai parir por aqui.
4
Pelo menos cinco unidades teriam sido enviadas para testes comparativos a jornalistas especializados da revista e site Quatro Rodas, igual número e com o mesmo objetivo para a revista e site Auto Esporte. (Nenhum para o Seguinte:!)
5
Pelo menos 50 unidades estão sendo testadas no campo de provas da GM na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, que neste 2019 completou 45 anos e recebeu cerca de R$ 60 milhões em investimentos.
6
Nesse volume de carros entregues aos testes, também foram contemplados engenheiros e funcionários graduados da GM Brasil para rodar pelas ruas do país. Por enquanto, não tive conhecimento de imagens destes modelos, camuflados, por aí.
7
A fonte afirmou que o Onix RS teria duas versões, sedan e hatch. Estou entregando ao leitor a notícia que recebi de uma pessoa que anda no pátio da montadora, sequer me conhecia e não teria razões para dar a informação errada.
8
Por fim, o mesmo “passarinho verde” assegurou que as empresas sistemistas para as quais presta serviços trabalham dentro de um cronograma que prevê o lançamento dos carros no mês que vem, provavelmente na segunda quinzena.
Confira o vídeo de lançamento do Onix Plus, que aconteceu no mês passado, clicando na imagem abaixo. Depois, siga na matéria!
A checagem
Como notícia de mesa de bar pode ser tão ‘consistente’ quanto o conteúdo de pastel de rodoviária, tratei de investigar as informações hoje pela manhã.
Sim, a GM está produzindo um novo carro.
— Cara… Eu vi um modelo RS dia desses, e é modelo turbo… — me escreveu outra fonte quando questionei se estava saindo um novo carro da linha de produção.
Esta, bem mais ligada às coisas do pátio da GM de Gravataí.
O que a segunda fonte me disse:
1
O carro que viu tem linhas esportivas e mais agressivas que os modelos atuais, inclusive o Plus recém lançado.
2
As linhas de prensas passaram por ajustes nos últimos finais de semana, indicando providências para produção de modelo diferente.
3
O carro visto ao lado do prédio da pintura era cinza. “Mas é aquele cinza mais escuro”, escreveu. Indicativo de cor para carro de testes, antes dos adesivos de camuflagem.
4
O desenho – ou design – da traseira é diferente do que está lançado. Tem linhas “mais acentuadas”, reforçando a ideia de que vem aí um carro realmente esportivo para disputar mercado entre o público mais jovem.
A dúvida
Fiquei apenas com uma pulga atrás da orelha!
A General Motors lançou o Plus, em setembro, com ênfase demasiada para o sedan e suas diferentes versões. Disse que o modelo hatch seria entregue ao mercado em novembro, o que coincide com a informação de que um novo carro deve ser lançado pela marca no mês que vem.
Mas será esta variação – motor 1.4 turbo com linhas esportivas e o sobrenome RS – o Onix que a GM prometeu para novembro, ou este será um bônus entregue ao mercado além do Plus hatch (o sedan, lembre, já está nas ruas)?
Ou a General Motors vai seguir o que já fazem suas concorrentes (de forma mais eficiente a Ford e a Toyota) e aproveitar a plataforma que recebeu R$ 1,4 bilhão de investimentos desde agosto de 2017 para produzir vários modelos e versões aqui em Gravataí?
Se for esta segunda opção teríamos então, aqui na aldeia, saindo simultaneamente da linha de produção, seis modelos de carros.
A saber:
– O Onix como conhecemos desde 2012 e que continuará sendo fabricado com o sobrenome Joy.
– O Prisma que conhecemos e que até o mês de setembro era líder de emplacamentos na sua categoria – dos sedans médios.
– O novo Onix Plus hatch que já tem até preço e lista de itens de série, conforme a versão, anunciados. Veja nesta matéria: Tudo sobre o novo carro da GM de Gravataí; em texto e vídeo.
– O novo Onix Plus sedan que foi apresentado dia 12 de setembro, já está sendo vendido e desde então já desbancou o Prisma em número de emplacamentos no país.
– O novo Onix RS 1.4 – aspirado e turbo, modelo hatch versão esportiva.
– E o novo Onix RS também 1.4 – igualmente aspirado e turbo, porém, sedan.
Mais do Prisma
O nome Prisma vai desparecer embora o carro com suas características atuais continue sendo produzido. A partir do ano que vem, segundo gente especializada da imprensa do centro do país especulam, o Prisma vai virar Joy Plus.
Mais vendidos
O destaque deste início de outubro vem da GM-Chevrolet entre os carros mais vendidos do mês, ranking parcial, claro. Com 2.083 emplacamentos, o novo Onix Plus já aparece à frente do Prisma (até então líder absoluto na categoria) e do seu rival mais direto, Virtus, da Volkswagen.
OS 20 PRIMEIROS
1º – Chevrolet Onix – 9.323
2º – Ford Ka – 4.468
3º – Hyundai HB20 – 3.684
4º – Fiat Argo – 3.487
5º – Jeep Renegade – 3.215
6º – Volkswagen Polo – 3.150
7º – Toyota Corolla – 3.074
8º – Volkswagen Gol – 2.946
9º – Jeep Compass – 2.429
10º – Ford Ka Sedan – 2.399
11º – Hyundai Creta – 2.395
12º – Nissan Kicks – 2.376
13º – Renault Kwid – 2.209
14º – Chevrolet Onix Plus – 2.083
15º – Chevrolet Prisma – 1.994
16º – Volkswagen Virtus – 1.988
17º – Honda HR-V – 1.847
18º – Fiat Mobi – 1.821
19º – Renault Sandero – 1.799
20 – Volkswagen T-Cross – 1.742