RAFAEL MARTINELLI

GM para produção por um mês para adaptar fábrica de Gravataí a novo veículo com investimento bilionário

A GM interrompe por quase um mês, a partir desta segunda-feira, a produção do Onix e Onix Plus, os carros mais vendidos da marca, para adaptar a fábrica de Gravataí à produção de um novo modelo, que será lançado em 2026.

A montadora anunciou em julho o investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica gravataiense, parte dos R$ 7 bilhões anunciados em janeiro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como investimento no Brasil entre 2024 e 2028; leia em SEGUINTE TV | 1,2 bi ficam em Gravataí: “A GM é nossa”; Assista como foi anúncio do novo investimento da montadora.

A anunciada modernização da planta prepara a nova linha de montagem para fabricar um novo carro compacto, que publicações especializadas projetam ser um SUV utilitário esportivo. É o Projeto Carbon; leia em O que se sabe sobre o Projeto Carbon; O ‘dia do fico’ da GM em Gravataí.

O novo modelo faz parte da estratégia da GM de diversificar seu portfólio e se manter competitiva no mercado automobilístico.

Para efeitos de comparação, o custo mensal da suspensão é de R$ 5 milhões, ou uma ‘Ponte do Parque dos Anjos’ a cada 30 dias, 5 reais por minuto.


Assista ao vídeo da SEGUINTE TV sobre o anúncio do investimento


Como já observei nos artigos anteriores, o anúncio do bilhão foi o ‘dia do fico’, a notícia do ano para Gravataí.

Reputo não significa apenas que a fábrica gravataiense recebe seu bilhão, mas é principalmente a confirmação de que a GM fica no Brasil, depois de rumores pós-pandemia de que poderia fechar fábricas.

É fato que Gravataí experimenta uma ‘GMdependência’. O complexo automotivo responde por praticamente a metade do orçamento de R$ 1 bilhão do município; leia mais em A queda no PIB e a ‘GMdependência’: a verdade sobre Gravataí não ser mais a quarta economia gaúcha; Entre a narrativa e a vida real e Secretário da Fazenda desmonta mentira sobre causas da queda no PIB de Gravataí; De Haddad a Bolsonaro, Davi prestou contas aos vereadores.

Ao fim, com o anúncio do R$ 1,2 bilhão, o fantasma de um pinote da montadora desaparece pelo menos nos próximos cinco anos em que o investimento resta programado para o Brasil pela GM.

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