O teste do pezinho, disponível gratuitamente na rede de saúde de Gravataí, pode auxiliar no diagnóstico precoce de doenças raras, como a fenilcetonúria, a fibrose cística e o hipotireoidismo congênito. Neste 28 de fevereiro, data que marca o Dia Mundial das Doenças Raras, a prefeitura reitera a importância que o teste – obrigatório, rápido e seguro – têm na vida dos recém-nascidos e na sua qualidade de vida.
– A vacinação e o teste do pezinho são os primeiros atos de prevenção à saúde depois do nascimento. Por conta disso, eles são muito importantes, pois quanto antes percebermos alguma anormalidade, mais cedo conseguiremos tratá-la – destaca o secretário municipal da Saúde substituto, Bruno Palaver.
O teste do pezinho é bastante simples, feito a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê. A data ideal para a coleta de sangue é entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido. O objetivo do teste é detectar, diagnosticar e impedir o desenvolvimento de diversas doenças, tanto genéticas quanto metabólicas, que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida da criança.
Também disponível na rede de saúde municipal, a Triagem Auditiva Neonatal, mais conhecida como teste da orelhinha, é outro importante exame, que ajuda a constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste, por sua vez, na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê.
O exame pode ser feito com o bebê dormindo, mamando ou acordado em repouso. Ele leva de 5 a 10 minutos para ser concluído, devendo ser feito a partir do segundo dia de vida do recém-nascido. A exemplo do pezinho, o teste da orelhinha permite diagnóstico, manejo e reabilitação precoce caso seja detectado perda na capacidade auditiva.
ONDE AGENDAR
Teste da orelhinha – Centro Municipal de Saúde (CMS), na rua João Alves de Souza, 111, 6º andar, bairro Centro.
Observação: O agendamento pode ser feito presencialmente ou por telefone: 3600-7460, das 10h às 16h. O teste é realizado no próprio CMS.
Documentos necessários no dia do exame:
– da criança: caderneta de vacinas, certidão de nascimento, cartão SUS.
– do responsável: documento de identidade e comprovante de endereço.
Teste do pezinho – todas as 29 unidades de saúde fazem a coleta e realizam o teste. Não é necessário agendamento prévio para a realização do exame.
Documentos necessários no dia do exame:
– da criança: caderneta de vacinas, certidão de nascimento, cartão SUS.
– do responsável: documento de identidade e comprovante de endereço.