Com a inauguração da Escola Municipal Raio de Sol nesta quarta-feira (6), às 17h, a Prefeitura de Gravataí atinge a marca de 2,1 mil novas vagas abertas na educação infantil desde 2021. Com investimento de R$ 3,8 milhões, será a quinta escola infantil entregue à população na gestão do prefeito Luiz Zaffalon. A unidade era uma das quatro instituições de ensino cujas obras haviam sido paralisadas pelo governo federal e que foram retomadas pela prefeitural.
A nova escola, localizada no bairro São Vicente, terá capacidade de atender 230 crianças de zero a cinco anos, do berçário à pré-escola. A construção atende ao padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).
– É muito gratificante construir e entregar uma nova escola à comunidade. A estrutura tem padrão de escola particular. Esses pequenos gravataienses vão dar os primeiros passos na vida escolar em uma estrutura moderna e equipada para que aprendam e se desenvolvam sob a supervisão de uma equipe qualificada. Educação é prioridade total da nossa gestão, é o caminho para continuarmos evoluindo como sociedade e como cidade – afirmou o prefeito Luiz Zaffalon.
A atual gestão já havia inaugurado as escolas de educação infantil Favo de Mel, Carlinhos de Medeiros, Mundo de Zacarias e Costa do Ipiranga, que, junto à Raio de Sol, totalizam 1,2 mil vagas. Por meio de escolas conveniadas, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) criou no período outras 900 vagas, chegando ao total de 2,1 mil.
A expectativa da secretária municipal da Educação, Aurelise Braun, é retomar mais duas obras ao longo deste ano, no Rincão da Madalena e no Passo da Caveira. A repactuação dos contratos das obras está sendo feita com o FNDE.
– A educação infantil é uma necessidade da criança. Nessa faixa etária, as escolas não apenas cuidam dos filhos enquanto os pais trabalham como também desenvolvem inúmeras atividades educativas e lúdicas, que são muito importantes para o desenvolvimento integral de cada criança – disse a secretária.