A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Disponíveis em todas as 29 unidades de saúde municipais, as doses atuam na prevenção ao câncer do colo do útero e ao câncer de pênis. Além disso, o imunizante será ofertado em escolas municipais por equipes de saúde, com aviso prévio da direção aos pais e/ou responsáveis.
De acordo com o calendário básico de vacinação, a vacina contra o HPV deve ser administrada em duas injeções, sendo a segunda dose seis meses após a primeira. Com isso, são evitadas infecções pelo papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A SMS ressalta que não é necessário nenhum exame para verificar se há infecção pelo vírus antes de receber a vacina, mas a vacina pode não ter a mesma eficácia em pessoas que já tiveram relações sexuais.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 463 homens morreram devido ao câncer de pênis em 2020. Para além da vacinação contra o HPV, o Ministério da Saúde recomenda a limpeza diária do órgão com água e sabão. Além disso, considera fundamental o ensino dos hábitos de higiene íntima aos meninos desde cedo. Também orienta a utilização de preservativo em relações sexuais, visto que a prática sem o uso de camisinha aumenta o risco de desenvolvimento da doença.
O câncer do colo do útero, por sua vez, vitimou 6.627 mulheres em 2020, ainda segundo o INCA. Houve o registro de mais de 16 mil casos no mesmo período. A doença tem como característica o desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. A vacinação e o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, são importantes aliados na prevenção à doença.