A Prefeitura de Gravataí entregou, nesta quarta-feira, 10, a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Anjos. Foram feitas melhorias na pintura interna e externa, nova fachada e remoção e instalação de novas calhas e de novas portas. Também foi garantida acessibilidade aos pacientes que acessam a unidade, com calçada na área pública, rampas acessíveis e adequação do sanitário de acesso ao público para torná-lo acessível.
– É momento de festejar mais uma melhoria como esta. A reforma representa uma grande qualificação para a unidade – destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
Sentimento partilhado pelo vice-prefeito, Dr. Levi Melo.
– É mais uma unidade adequada e acessível, com toda a estrutura que a população merece – disse.
A obra faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo municipal que cuida da atenção básica à saúde. Já foram entregues quatro unidades de saúde e outras seis serão inauguradas até o final deste ano.
A USF Parque dos Anjos
A Secretaria Municipal da Saúde também ampliou o horário de funcionamento da unidade de saúde até as 22h, sem fechar ao meio-dia, qualificando e aumentando o número de atendimentos à comunidade e permitindo o acesso ao serviço de saúde após o horário de expediente de trabalho. Assim, serviços de atenção primária, como curativos, testes rápidos, vacinação e consultas médicas, tiveram horário estendido de atendimento.
Três equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – , assim como uma equipe de Saúde Bucal, realizam os atendimentos na unidade de saúde. Além disso, à noite, das 18h às 22h, o local também conta com uma equipe de Atenção Primária (eAP) noturna, com médico, enfermeiro e auxiliar e/ou técnico de enfermagem. Em média, a USF Parque dos Anjos realiza mais de 10,5 mil atendimentos mensais.
Com a reforma, também foi feito o plantio de mudas e a instalação de lixeiras, assim como instalação de bancada de atendimento acessível, de forma a facilitar o acesso na recepção. A obra foi custeada com recursos próprios do município e mediante aplicação de recursos oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Ubiratan Antunes Sanderson, por solicitação do vereador Evandro Coruja.