SAÚDE

Repelente é um bom aliado para prevenir a dengue; entenda

A melhor maneira de se prevenir a dengue é não permitir que o mosquito Aedes aegipty, transmissor da doença se crie. Por isso, fazer uma revisão semanal em casa é muito importante. A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha reforça a importância de cada um fazer a sua parte, não deixando lixo acumulado, evitando a água parada e mantendo os cuidados.

– Dedique dez minutos do seu dia para dar uma olhada em casa para ter certeza de que não há um possível criador – alerta a secretária Bianca Breier.

Diante de um momento de epidemia da doença como atual e que tornou Cachoeirinha em situação de emergência para a dengue desde o final de março, criar barreiras para evitar a picada do mosquito também se torna importante.

O responsável técnico médico da SMS, Pierre Prunes, explica que aplicar diariamente repelente na pele é uma boa alternativa.

– O mosquito voa a uma altura de até 1,5 metro, por isso, devemos proteger, nos adultos, principalmente os membros inferiores e as crianças dar uma atenção maior a todo corpo – diz.

O médico acrescenta que pessoas contaminadas com a dengue devem fazer uso da proteção também.

– Isso evita que o mosquito pique a pessoa doente e leve o vírus para transmitir para outras pessoas – explica.


Tipos de repelente


De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde há dois tipos de repelentes: para aplicação na pele e produtos para uso no ambiente. Os repelentes para aplicação na pele são enquadrados na categoria “Cosméticos” e devem estar registrados na Anvisa.

Na hora de comprar, é preciso verificar os componentes. O uso de produtos repelentes que contenham o ingrediente DEET não é permitido em crianças menores de 2 anos. Já em crianças de 2 a 12 anos de idade, o uso de DEET é permitido desde que a sua concentração não seja superior a 10%, restrita a apenas três aplicações diárias, evitando-se o uso prolongado.

Também é importante observar que produtos repelentes de insetos devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo. O produto só deve ser aplicado nas roupas se houver indicação expressa na arte da rotulagem. Os produtos mais utilizados para uso no ambiente são inseticidas e repelentes. Os inseticidas são indicados para matar os mosquitos adultos. Encontrados principalmente em spray e aerossol, eles possuem substâncias ativas que matam os mosquitos, além de solubilizantes e conservantes.

Os repelentes, por sua vez, apenas afastam os mosquitos do ambiente. Eles são comercializados na forma de espirais, líquidos e pastilhas utilizadas, por exemplo, em aparelhos elétricos. Os repelentes em aparelhos elétricos ou espirais não devem ser utilizados em locais com pouca ventilação nem na presença de pessoas asmáticas ou com alergias respiratórias. Podem ser colocados em qualquer ambiente da casa, desde que estejam, no mínimo, a dois metros de distância das pessoas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade