JEANE BORDIGNON

“Gravataí: Fotografe antes que acabe”: exposição leva história e patrimônio ao Quiosque da Cultura

Se você ainda não conhece a Marli e o Nestor, não sabe o que está perdendo… Além de um casal queridíssimo da cidade, eles são guerreiros incansáveis pela preservação das memórias e do patrimônio da nossa aldeia. Professores de História aposentados, pós-graduados em História do Brasil, Marlí Aparecida Thomassim Medeiros e Nestor Ourique Medeiros atuam em várias iniciativas voltadas ao tema, como as parcerias com Projetos Culturais Irmãs TM (lembram do livro “Gravataí: entre anjos e gravatás”, de 2021, e das duas Caminhadas Culturais realizadas no Dia do Patrimônio de dois anos consecutivos?)
A “dupla dinâmica” também participou do projeto “SPMG: uma história de luta” e da construção do “Jogo Gravataí: entre anjos e gravatás”. E Nestor é criador da série documental “Histórias de Gravataí”, autor da obra “Gravataí: Histórias” e da série de livros “As Aventuras do Detetive Osvaldo”. (Espero que você tenha a oportunidade de conhecer o poema “A cidade do tinha”, uma pérola do amigo Nestor, que já rendeu bons risos nos saraus. Mas, como bem faziam os antigos jograis, o humor é usado para provocar crítica social…)

Pois a próxima aventura desse casal é a exposição “Gravataí: Fotografe antes que acabe”, que vai ocupar nosso Quiosque da Cultura de 06 a 28 de novembro. Os registros fotográficos foram realizados por Marlí e Nestor entre os anos de 2020 e 2024, mostrando transformações que afetam o patrimônio e alteram a paisagem do município. É um convite a um olhar mais atento sobre o patrimônio histórico da cidade, buscando refletir e conscientizar sobre a importância de sua preservação. Afinal, os prédios e monumentos são manifestações da identidade cultural e da história local. 

Contemplada com o 1º lugar pelo 8º Prêmio Dana de Artes Visuais na categoria Territórios Locais, a exposição terá fotos, maquetes táteis, peças em relevo e QRCode com a apresentação das obras por meio de vídeos disponibilizados no canal de Youtube da iniciativa “Projetos Culturais Irmãs TM”. O coquetel de abertura será em 06 de novembro às 19h no Quiosque da Cultura.

E no dia 13, às 18h, faremos um belo sarau literário. Sim, faremos, porque estarei lá com certeza. No dia 28 será a vez do encontro com os artistas para um bate-papo sobre as obras. Para agendamento de mediação de grupos em outras datas, é só mandar um email para irmastm.pc@gmail.com .

Aliás, para quem ainda não sabe, as maravilhosas Irmãs TM, Helena e Carolina, são filhas de Marlí e Nestor. Pois é, a família Thomassin Medeiros é um clã de apaixonados pela história e pela arte, que sacodem essa cidade às vezes tão desligada de suas memórias

Então, vamos conferir mais essa produção dessa família incansável? Arrume um tempinho para conferir a exposição, você não vai se arrepender. Se puder, participe da abertura, do sarau e do encontro com os artistas, serão momentos lindos e importantes dentro de todas as lutas pelo patrimônio da nossa cidade. E siga @projetosculturaisirmastm no Instagram, para ficar por dentro de tudo que essa super família está agitando.

SERVIÇO

Exposição “Gravataí: fotografe antes que acabe” 

Abertura: 06/11/2024, às 19h 

Sarau literário: 13/11/2024 às 18h 

Encontro com os artistas: 28/11/2024 

Visitação: 06/11/2024 à 28/11/2024 

Local: Quiosque da Cultura 

Endereço: Praça Eng. Leonel de Moura Brizola, Rua Anápio Gomes, Centro de Gravataí-RS Contato para agendamento de mediação: irmastm.pc@gmail.com

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas pegadas do Melo

Associo-me ao artigo Matinal nas pegadas de Melo, do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva. Faz o Matinal um jornalismo de excelência. Reputo simbólico áudio revelado, onde o prefeito

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade