A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), iniciou a instalação de placas de faixa preferencial para ônibus na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. O projeto, que contempla 19 placas ao longo da avenida, é mais uma ação para qualificar o transporte público dentro do programa Procoletivo. Na primeira fase da ação, oito placas foram instaladas na última semana, abrangendo as paradas 62, 64, 70, 73 e 78.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a segunda fase está prevista para o segundo semestre do ano, em que a instalação das sinalizações será finalizada. Após a conclusão do projeto, as 19 placas irão contemplar o trecho que compreende a Dorival, da parada 79 até a 59, com uma placa a cada 700 metros.
As placas instaladas são de sinalização indicativa, ou seja, orientam os motoristas as faixas que dão preferência aos coletivos, visando a melhoria no uso do transporte público em Gravataí. A Semurb destaca, também, que a iniciativa adotada pelo município já mostra bons resultados em outras grandes cidades do Brasil.
No Rio Grande do Sul, cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul utilizam o mesmo modelo de placas preferenciais para ônibus. Rio de Janeiro e São Paulo são, também, bons exemplos da melhora na qualidade dos deslocamentos com o uso desta sinalização.
– A faixa preferencial traz muito benefício ao transporte público, agilizando os percursos e trazendo muito mais eficiência para o sistema – destaca o secretário da Semurb, Guilherme Ósio.
Composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, o programa Procoletivo é uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí. Lançada em 2022, consiste em uma série de ações para qualificar e tornar mais atrativo o serviço oferecido à população. Entre as ações estão a redução do valor da tarifa, ampliação de linhas e horários e incremento de veículos novos com ar-condicionado à frota.