O programa “Iluminaí – Cuidar é Iluminar” completa um mês nesta quarta-feira, 27, e já trocou 1.109 pontos de iluminação em Gravataí. Com 15% do projeto executado, nove bairros já foram atendidos, três deles integralmente: Miraflores, Monte Claro e Recanto das Taquareiras. Até o final do prazo de seis meses, mais de 7.300 pontos de iluminação, em 240 ruas, serão beneficiados.
Para viabilizar a modernização da iluminação pública, a Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), está investindo R$ 8,8 milhões na troca das luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de LED. A mudança trará mais economia e segurança, além de confirmar o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, o Iluminaí traz mais qualidade de vida para a população e dá mais vida para a cidade.
– Gravataí está passando por um momento de modernização, inclusive na iluminação pública. Uma cidade mais iluminada leva à comunidade para rua, para viver o que há de melhor no município. Além da economia e da sustentabilidade, queremos que as pessoas se sintam pertencentes à Gravataí – disse.
O secretário da SMSU Eduardo Müller destacou que o Iluminaí melhora a segurança de quem trafega pela cidade no período da noite e aumenta a autoestima dos munícipes de uma forma geral.
– O programa também gera uma economia substancial para os cofres públicos devido a maior durabilidade das lâmpadas. Uma iluminação eficiente é fundamental e estamos trabalhando para isso – disse.