RELIGIÃO

Gravataí terá sua primeira imagem para Exu

Nesta semana que se comemora o Dia da Religião (21), foi autorizada pela Prefeitura de Gravataí a instalação de uma imagem em homenagem ao Exu Bará da Rua, no Distrito Industrial do município. O documento que possibilita a execução do projeto foi assinado na terça-feira pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e também já passou pela aprovação da Câmara de Vereadores.

Contando com o apoio do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, que representa 400 casas de religião registradas em Gravataí, ou seja, com alvará de funcionamento autorizado pela Prefeitura, o projeto representa uma vitória para os gaúchos que cultuam as religiões de matriz africana.

Segundo o Táta de Quimbanda Independente, Mestre Lukas de Bará da Rua, membro do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, as tratativas para instalação da imagem iniciaram na quarta-feira junto ao vereador Alison Jonas da Silva, que apoiou a iniciativa.

– Nós temos na cidade diversos monumentos e imagens em homenagem a santos, divindades, de outras religiões e fraternidades, mas ainda não tínhamos nada que representasse o povo do terreiro. Lutamos por este projeto, por acreditarmos na igualdade de direito aos mais diversos cultos. E agora conseguimos – comemora Mestre Lukas.

Conforme o religioso, o projeto foi aprovado com unanimidade no Conselho Municipal do Povo de Terreiro e estava em debate desde junho do ano passado na Câmara de Vereadores, por conta de entraves religiosos. A aprovação teve a articulação do vereador Alison e da secretária do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Reneci da Silva.

A instalação não dependerá de recursos financeiros do município, sendo toda a verba para construção e alocação do monumento financiada pelo Templo Mensageiros da Luz, onde Mestre Lukas é sacerdote.

Todo ano, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí realiza o evento “Cruzeirão”, na rótula do Distrito Industrial do município, onde o monumento deverá ser erguido. A imagem, que está sendo concluída, terá dois metros e ficará em uma plataforma também de dois metros, totalizando quatro metros de altura.

Ainda, de acordo com Mestre Lukas, em março será realizada uma homenagem a todas as casas de religião do município e autoridades que apoiaram o projeto, com entrega de troféus de premiação, para parlamentares, sacerdotes, babalorixás e pais/mães de santo. Mais informações serão divulgadas no perfil do Instagram @mestre.lukas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

4 respostas

  1. Olha isso .. tanta coisa importante pra fazer na cidade e a prefeitura vai se prestar a isso …os cara ja tem um espaço pra fazer suas oferendas e matanças de bichos , agora irão ganhar uma estátua.. tem que por lá na frente do novo centro administrativo, pra eles verem o que é bom .. é cada uma que vou te contar

  2. Imagem de Exu no Distrito. Deve ser uma maravilha, uma lindeza, com toda certeza vai combinar, perfeitamente, com o LIXÃO, em que , pelos nossos irmãos de fé, foi transformando o SANTUÁRIO AFRO, localizado ,também, ali no Distrito Industrial de Gravatai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade