O teatro é uma das mais antigas expressões artísticas. Em qualquer lugar do mundo algum tipo de intervenção está sendo realizada. Sempre. Em Gravataí, a história não é diferente. Para comprovar a afirmação, o Grupo de Estudos Teatrais (GET) de Gravataí, participou do Festival Internacional de Teatro de Santa Rosa – Cena Viva, obtendo seis indicações e duas premiações entre os melhores espetáculos. O grupo gravataiense foi formado através da Oficina de Arte 2018, realizada pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer.
Realizado entre os dias 23 a 27 de abril o festival teve 15 espetáculos concorrentes, de diferentes municípios do Estado, além de representante da cidade de São Paulo e de grupos da Argentina e Peru. O GET apresentou o espetáculo "Teima Filho, Teima que Dá", na Categoria Adulta, sendo contemplado com diversas premiações.
Os prêmios
"Teima Filho, Teima que Dá", ganhou:
MELHOR DIREÇÃO, para Izabel Cristina
MELHOR ILUMINAÇÃO, para Izabel Cristina e Fabiana Santos
O Grupo de Estudos Teatrais foi indicado em outros quatro quesitos:
Melhor Cenário, para Cristina Lentz
Melhor Figurino, para Jeferson Ghenes
Melhor Espetáculo Adulto
Prêmio Feste (para representar o Festival de Santa Rosa, no Festival Estadual do Rio Grande do Sul).
Um pouco da história…
O grupo, que tem apenas seis meses de trabalho, sendo três voltados para a montagem do espetáculo, surgiu através das Oficinas de Arte da Prefeitura de Gravataí no ano passado.
Após sua apresentação no festival, o GET foi extremamente elogiado e aclamado pelo público, bem como pelos jurados Camilo de Lélis, Fábio Cunha, Mauro Soares, Lucas Krug e Antônio Carlos Brunet.
Fernanda Fraga, secretária da Cultura, Esporte e Lazer, destacou que a conquista é gratificante pelo fato de o grupo de teatro ter sido formado nas Oficinas de Arte da pasta que comanda.
O que ela disse
— Ser selecionado para o festival em Santa Rosa já havia sido uma grande honra, que se multiplicou com as premiações e indicações. Temos a certeza que o caminho do teatro em Gravataí está bem trilhado.
Fernanda Fraga
Secretária da Cultura, Esporte e Lazer
Só felicidade
Izabel Cristina, coordenadora do GET, disse que o grupo está muito feliz não só pelo reconhecimento através da premiação, em seu primeiro festival, mas principalmente pela troca de experiências e o aprendizado adquirido.
— Um festival de teatro tem um papel extremamente importante de agregar, fomentar e fruir a arte entre diferentes grupos, lugares e públicos. E o Cena Viva cumpriu seu papel — afirmou.
O GET continuará suas atividades até o final de 2019 com base na pesquisa, estudo e experimentação teatral. Já no próximo dia 3 de maio o grupo se apresenta em Cachoeirinha, na Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, na avenida Flores da Cunha, 56 , a partir das 20h30min, com entrada franca.
PARA SABER
Informações sobre o grupo: 3600-7870
E-mail: smcel.teatro@gravatai.rs.gov.br.