O primeiro Hackathon de Gravataí, realizado pela Prefeitura de Gravataí e Sebraex, com apoio do local do evento e da Wise Innovation, reuniu 13 equipes de cinco participantes cada. O objetivo foi de desenvolver soluções para conectar pessoas em busca de trabalho com empresas que possuem vagas abertas. Conheça hoje a ferramenta criada pela Currículo Popular, eleita vencedora pela banca de jurados.
A equipe recebeu um prêmio de R$ 10 mil. A solução consiste na montagem de currículos profissionais de forma gratuita para pessoas das classes D e E. Para viabilizar a seleção, a organização e a apresentação dos dados, a ferramenta conta com auxílio de um chatbot via Whatsapp que automatiza os passos de preparação e formatação.
Após finalizados, os currículos são salvos em um banco de dados que é acessado por empresas parceiras do projeto com vagas disponíveis.
A solução da Currículo Popular está passando pela Prova de Conceito (POC), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), onde sua ideia será testada para posteriormente ser colocada à disposição dos gravataienses. Aguarda análise da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), pasta alvo da POC.
Conheça os participantes da equipe
Linus Schuster tem 28 anos, nasceu em Porto Alegre e vive em Gravataí. É engenheiro eletricista, e atualmente é gerente de operações em um data center. Ficou sabendo do Hackathon pelo Instagram da Prefeitura, e decidiu se inscrever. Apresentou o Hackathon para os amigos, que formaram a equipe vencedora.
– Participar de um evento de inovação da minha cidade foi muito gratificante. O evento contou com ótima infraestrutura e organização. A banca era muito bem qualificada e os mentores trouxeram comentários importantes para a criação do negócio dentro daquele final de semana – relata.
Rodrigo Correa, 30 anos, é pós-graduado em contabilidade e controladoria.
– Para mim foi uma experiência bem diferente. Conseguimos pensar em uma solução útil, viável e criativa. A troca de ideia com os mentores foi muito proveitosa também – destaca.
Completam o grupo, Cesar Zanette, 31 anos; Pedro Kondak, 30 anos, formado em engenharia de produção; e Jorge Espíndola, 33 anos, graduado em Farmácia, mestre em Biotecnologia e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.