Com a alta de atendimentos no Hospital de Campanha (HC) de Cachoeirinha, que chegou a atender 200 pacientes por dia e atingir a máxima ocupação de seus leitos, a direção reforçou o estoque de cilindros de oxigênio esta semana.
– Nos leitos nós temos o oxigênio 'de parede', que vem encanado da torre externa, que era abastecida um vez por mês, mas que agora está sendo abastecida semanalmente. Com a aquisição de 20 cilindros, nós temos condições de ampliar o atendimento e ter mais tranquilidade, garantindo oxigênio para quem precisar – esclarece o diretor do HC Vanderlei Marcos.
O Hospital atingiu a marca de 20 mil atendimentos e chegou atender somente casos graves neste final de semana por conta da alta demanda. No início desta semana, a situação se estabilizou, embora continue crítica.
– Nós estamos com uma média de 150 atendimentos por dia. Ainda é um alto número e que nos preocupa, mas já podemos garantir o atendimento para todo paciente com sintomas de Covid-19 – observa Vanderlei.
A equipe de Secretaria Municipal da Saúde também recebeu reforços nos últimos dias, com a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos. A capacidade máxima do HC é de 40 leitos, mas no sábado havia 42 internados. Com a alta de alguns pacientes, no momento o hospital está com 34 pessoas internadas.
O secretário da Saúde Juliano Paz acrescenta que "é indispensável manter os cuidados pessoais para não aumentar a propagação do vírus: uso de máscara, higienização permanente das mãos, objetos e superfícies, evitar aglomerações e garantir o distanciamento social".
.