com vídeo

Incêndio de grandes proporções destrói parte de nosso santuário ambiental

Chamas foram vistas a quilômetros de distância

“Fogo consome Banhado Grande, autoridades estão a caminho.” Com este alerta feito pela Associação de Preservação da Natureza – Vale do Gravataí (APNVG) em rede social, a sociedade tomou conhecimento de uma luta que se estendeu das 19h de sexta-feira (3), até a manhã deste sábado. Ainda não se sabe a causa, nem a extensão atingida na mais recente agressão à Área de Proteção Ambiental (APA) Banhado Grande.

O trecho queimado é de grandes proporções e fica em uma propriedade particular no município de Glorinha. Conforme a analista ambiental da APA na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Cecília Nim, um guarda-parque percebeu as chamas no fim da tarde de sexta, e reportou à secretaria. Bombeiros DE Gravataí e Canoas se juntaram a voluntários para apagar o incêndio.

– O local atingido é de difícil acesso, o que dificultou o trabalho. Assim que a fumaça baixar, faremos voos com drones para avaliarmos os danos e conhecermos a extensão total afetada – afirmou Cecília.

Os bombeiros permanecem no local controlando focos isolados que eventualmente ressurgem.

O presidente da APNVG planeja sobrevoar o banhado neste domingo para avaliar os danos. Além de lamentar o ocorrido, Paulo Müller, defende uma investigação no trecho queimado.

– O banhado está muito seco, tem uma quantidade enorme de matéria orgânica de fácil combustão. Até um raio pode ter feito isso, mas não descartamos nenhuma hipótese, a perícia vai dizer se foi algo provocado ou natural – conclui Müller.
 

Apoio

O soldado do Exército Leonardo Ribeiro ajudou no controle do fogo e postou imagens do trabalho em uma rede social. Hoje ele postou um desabafo:

“Ontem no meu primeiro dia de patrulhamento depois do retorno das férias, mesmo com todas as dificuldades como falta de EPIS (equipamentos de proteção individual), a dificuldade a acessar a área do local do incêndio devido ao banhado e as pontes dentro das lavouras dos canais em péssimas condições, consegui averiguar fatos. Infelizmente o incêndio no banhado é outra situação que muitas pessoas que estão paradas por causa da quarentena e de férias coletivas estão indo acampar com a família, para cometer, muitas vezes, irregulares como a pesca predatória, caça, descarte de lixo, etc..”

 

O que é a APA

 

A Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande abrange parte dos Biomas Pampa e Mata Atlântica e ocupa 2/3 da bacia hidrográfica do rio Gravataí. Está localizada entre os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha, com uma área de 136.935 hectares.

A vegetação original é composta predominantemente de banhados e matas de restinga, sobre o solo arenosos da Coxilha das Lombas, que é uma região de paleodunas remanescente das transgressões e regressões marinhas. Atualmente, a APA possui em seu território áreas urbanas e de atividades agropastoris, predominando o cultivo de arroz.

O objetivo da criação da APA é a proteção dos banhados formadores do rio Gravataí (Banhado Grande, Banhado do Chico Lomã e Banhado dos Pachecos), compatibilizando o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais preservados e recuperando as áreas degradadas.

 

O Seguinte: produziu vídeo com imagens do Facebook do Leonardo Ribeiro

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade