RAFAEL MARTINELLI

Investimento da GM deve ser anunciado em março em Gravataí; Por que a parte dos bilhões pode ser maior, conforme entrevista da presidente mundial

Complexo automotivo da GM em Gravataí

A General Motors pode anunciar investimentos em Gravataí em março, conforme apurei com fontes com trânsito no Palácio Piratini. A parte gaúcha dos R$ 7 bilhões apresentados pela GM para o Brasil até 2028 deve ser detalhada junto ao governador Eduardo Leite (PSDB).

Já há certeza de que parte dos bilhões serão investidos na fábrica gravataiense, que é a mais produtiva do país; leia em EXCLUSIVO | Presidente da GM América do Sul confirma: Gravataí vai receber parte dos 7 bilhões em investimentos até 2028; O ‘Fica GM’ e em artigos relacionados.

A boa notícia é que o volume pode ser maior do que o esperado, já que os investimentos em veículos elétricos – o que, em Gravataí, necessitaria de adaptação na planta – não são a prioridade do momento, conforme relatório do GM Authority.

O site dos EUA, especializado na montadora, reporta que, ao falar na conferência de investidores da Wolfe Research em 15 de fevereiro, a CEO da GM, Mary Barra, descreveu 2024 como sendo o “ano de execução” de investimentos em modelos tradicionais a combustão.

“Muitas das observações de Mary Barra na conferência pareceram sinalizar um abrandamento da estratégia all-in da GM em veículos elétricos, embora os VE continuem a ser um elemento forte dos seus planos para o futuro próximo”, diz o relatório.

– Embora tenhamos dito que até 2035 nosso portfólio de veículos leves será totalmente elétrico, seremos guiados pelo consumidor – disse Mary aos investidores, informando que a implantação de elétricos continuará, mas acontecerá mais lentamente devido à resposta silenciosa do público comprador de veículos.

O objetivo é atingir não mais que 7% do mercado durante 2025.

O relatório conclui que, no geral, a CEO expressou entusiasmo e confiança, dizendo que 2024 “vai será um ano de alto desempenho para a GM.”

Ao fim, como observei nos artigos anteriores, até aqui é a notícia do ano para Gravataí.

Não é só a garantia de que Gravataí vai receber parte do novo investimento, mas principalmente a confirmação de que a GM fica no Brasil, depois de rumores pós-pandemia de que poderia fechar fábricas.

É fato que Gravataí experimenta uma ‘GMdpendência’. O complexo automotivo responde por praticamente a metade do orçamento de R$ 1 bilhão do município; leia mais em A queda no PIB e a ‘GMdependência’: a verdade sobre Gravataí não ser mais a quarta economia gaúcha; Entre a narrativa e a vida real e Secretário da Fazenda desmonta mentira sobre causas da queda no PIB de Gravataí; De Haddad a Bolsonaro, Davi prestou contas aos vereadores.

Com o anúncio dos bilhões, o fantasma de um pinote da montadora desaparece por pelo menos pelos próximo cinco anos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade