Implantado no dia 1º de dezembro, o projeto IPTU Digital já teve a adesão de mais de 300 contribuintes, em três dias de funcionamento. Ao todo, foram 3.100 guias emitidas pelo portal, dando um total de R$ 320 mil pagos em cota única, com 10% de desconto.
A expectativa é gerar uma economia de até R$ 500 mil por ano para os cofres públicos. O valor será revertido para outras áreas.
De acordo com o secretário da Fazenda Davi Severgnini, a expectativa é que o IPTU Digital conquiste a adesão de 80% dos contribuintes em até cinco anos, o que permitirá aprimorar o desempenho da arrecadação tributária. A cada ano, são emitidos 116 mil carnês.
A adesão
Quem optar pela alternativa mais sustentável deve acessar o site da prefeitura (www.gravataí.rs.gov.br) e depois, no alto, clicar na aba Autoatendimento. Basta selecionar o serviço IPTU Digital e preencher os dados solicitados, incluindo uma conta de e-mail.
A partir disso, o contribuinte receberá por e-mail as guias de pagamento à vista e parcelado, além dos demonstrativos de lançamento do IPTU.