A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, e o CEO do CIEE- RS, Lucas Baldisserotto, apresentaram à secretária municipal da Habitação (SMH), Luciane Machado o "Espaço da Juventude", projeto de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego para adolescentes e jovens do Residencial Breno Garcia.
– Buscamos com os projetos da secretaria fomentar novos negócios e empreendedores, por meio da capacitação. É uma processo que deve se dar, a partir da infância, usando a criatividade como ferramenta chave, para que os participantes possam, no futuro, decidir o caminho que gostariam de seguir – disse Selam Fraga.
– Nossa função é gerar oportunidades para as crianças e adolescentes.
O CEO e a coordenadora do POD Socioeducativo do CIEE Porto Alegre, Lucas Baldisserotto e Fabiane Theobald, apresentaram uma ideia para o Projeto Espaço da Juventude, que prevê, como metodologia, um Plano Individual de Realização (PIR) dos jovens participantes, com equipe multidisciplinar.
Segundo eles, neste plano seriam realizados encontros individuais para a elaboração de ações, metas e objetivos, com monitoramento ao decorrer do projeto, para que os jovens cheguem aonde ele querem chegar. Os percursos utilizados seriam sócio-afirmativos e sócio-profissionalizantes.
– Entendemos a relevância de promover atendimento e integração tanto no aspecto social como no profissional – enfatizou o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, apostando que o fortalecimento da cidadania e emancipação social, seja o caminho para a formação destes jovens.
A secretária da SMH, Luciane Machado comentou que no Breno Garcia existem famílias que já iniciaram o processo de empreender com uma visão diferente, mais ampla, do mercado.
– Existe o pensamento, só precisa ser aprimorado. Falta o acompanhamento e a disponibilidade de oportunidades para essas pessoas – destacou ela, vendo no projeto, o caminho para oferecer, aos beneficiados, esse direcionamento.
Após ser validada pela secretária Luciane Machado, a proposta de Projeto do Espaço da Juventude passará por uma personalização às demandas do município, para após, ser apresentado e avaliado pelo prefeito Luiz Zaffalon. O programa poderá ainda servir de inspiração para outros projetos, em Gravataí, no futuro.
Também estiveram presentes na reunião, a secretária adjunta da SMH, Renata Zinelli e o gerente de aprendizagem do CIEE, Gustavo Etcheverry.