A tentativa frustrada de golpeachment contra o prefeito de Cachoeirinha Miki Breier (PSB) e o vice Maurício Medeiros (MDB) restou derrubada pelo Tribunal de Justiça (TJ) na noite desta quarta-feira. O desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira confirmou o ‘parenticídio’ que antecipei lá em 2019. O vereador cunhado não poderia ser o algoz do parente.
Em artigos como Justiça derrubou truque do golpeachment contra Miki e Maurício; morte por politicagem e parenticídio e Justiça suspende impeachment de Miki e Maurício; o ’parenticídio’, escrevi: “É o óbvio ululante, como dizia Nelson Rodrigues. Até moleques consideram suspeito o cunhado ser o juiz, ou no mínimo promotor, do parente. O único argumento – subjetivo, convenhamos – para defender que Marco Barbosa não deveria se declarar sob suspeição é um argumento para considerá-lo impedido: o vereador não vai proteger Miki, simplesmente porque hoje são adversários políticos!”.
No voto, o prefeito e o vice já tinham derrubado a tentativa de cassação no voto, como reportei em Por 13 a 2 Câmara derruba golpeachment contra Miki e Maurício.
O prefeito atendeu ao Seguinte: na tarde desta quinta, enquanto aguardava audiência no Ministério Público, onde foi levar esclarecimentos sobre a Operação Proximidade, que tratei em artigos como MP faz operação em Cachoeirinha por suspeita de corrupção no lixo; Do secretário afastado à CPI do Fantástico ou Zorra Total e Cachoeirinha: O que intriga no ’caso SKM’ que agora apreendeu dinheiro do prefeito e de empresários.
– Era um processo cheio de irregularidades, como alertávamos desde a apresentação. Na ânsia de tomar o poder e afastar os eleitos pelo voto popular, atropelaram a lei. Confio na justiça. Sigo trabalhando pela cidade.
– A verdade está do nosso lado e logo ali adiante saberemos quem é quem – conclui.
Ao fim, a decisão do TJ não se refere à nova tentativa de golpeachment, que tratei em artigos como O capeta está solto em Cachoeirinha: querem tomar de assalto a Prefeitura; Minha sugestão para Miki, Cachoeirinha: Miki pede aprovação da abertura de impeachment; Até agosto, sob ameaça da ’República da Chinelagem’ e A ’República da Chinelagem’ já decidiu cassar Miki e Maurício em Cachoeirinha; Saída é a ’loteria de toga’. Mas guarda semelhanças. Tanto nas armações e trapalhadas jurídicas, quando no grupo que quer tomar a Prefeitura de assalto.
São os mesmos dispostos às extremas inconsequências.
Clique aqui para ler a decisão na íntegra.
LEIA TAMBÉM
Nota de autor do impeachment é uma piada
ENTREVISTA | Sofreu chantagem? Cortou ’mensalinho’? Sob ameaça de cassação, Miki responde essas e outras
Autor do impeachment pedirá afastamento imediato de prefeito e vice
Autor do golpeachment contra Miki vira político; como o peixe e Oscar Wilde