A Localiza, uma das maiores empresas do país em locação de automóveis ( Localiza Rent a Car) está chegando a Gravataí com um novo modelo de operação. A empresa, que atua especialmente junto aos aeroportos e nas principais capitais e cidades do País, está ingressando no mercado de venda de seminovos.
A nova loja da Localiza de Gravataí ainda está em fase de obras, na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 7.380 (parada 61), onde por muitos anos funcionou a Madeireira Bertholdo Möller e, depois, a Redemac Materiais de Construção. A inauguração está programada para o dia 24 de março.
A empresa
A fundação da Localiza aconteceu em 1973, em Belo Horizonte, com a oferta para locação de seis carros Volkswagen modelo Fusca, comprados a crédito. Em 1990 passou a realizar a venda direta dos seus carros seminovos, com a finalidade de fazer caixa para manter a renovação da frota.
Atualmente, após uma trajetória de sucesso de mais de 43 anos, a Localiza se destaca como a maior rede de aluguel de carros da América Latina. São 552 agências e 117.676 carros em oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Em Gravataí
A empresa Localiza já está em Gravataí há cerca de um ano, na Dorival de Oliveira, 2.029, junto ao Posto Shell. No local, trabalha apenas com a locação de veículos de todos os modelos, especialmente com foco no mercado executivo.
Histórico
1973 – FUNDAÇÃO
Uma pequena agência de aluguel de carros no centro de Belo Horizonte com seis Fuscas usados comprados a crédito deu início ao sonho de construir uma grande empresa, capaz de oferecer bons serviços com qualidade e diferenciação. Assim nasceu a Localiza.
1979 – INÍCIO DA EXPANSÃO
Durante o segundo choque do petróleo, abrimos nossa 1ª filial de agência de locação de carros em Vitória.
1981 – LIDERANÇA
Expandimos a rede por meio da aquisição de pequenos concorrentes. Essa expansão levou a Localiza à liderança de mercado de aluguel de carros no Brasil, presente em 11 capitais, a maior parte delas no Nordeste.
1985 – INTERIORIZAÇÃO
Passamos a adotar a estratégia de franchising como resposta à crise da dívida externa de 1983. O resultado foi o fortalecimento da marca Localiza com a ampliação da nossa presença no mercado.
1990 – SOLUÇÃO E RENOVAÇÃO
Transformando um problema em novas oportunidades, a Localiza passou a vender seus carros seminovos diretamente ao consumidor final. Essa modalidade de venda permitiu à empresa reduzir seus custos de depreciação e gerar receita para a renovação de sua frota de aluguel.
1992 – INTERNACIONALIZAÇÃO
As dificuldades da época no mercado interno levaram a Localiza a experimentar uma expansão internacional. Com seu eficiente modelo de franchising, a empresa ampliou sua presença também na América do Sul.
1997 – CAPITALIZAÇÃO
Com a necessidade de capitalizar a empresa, a Localiza fez uma operação de private equity com o DLJ Merchant Banking (Donaldson, Lufkin and Jenrette), na qual um fundo administrado pelo banco norte-americano (hoje Credit Suisse First Boston) adquiriu 33,3% das ações da empresa por US$ 50 milhões. No mesmo ano, lançou US$ 100 milhões em Senior Notes no mercado norte-americano. Capitalizada, passou a focar seus esforços em aumentar o volume de negócios e melhorar os índices de produtividade.
1999 – GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO
Pioneira no Brasil, a Localiza criou uma nova divisão de negócios, especializada no aluguel, gerenciamento e terceirização de frotas, a Total Fleet, hoje chamada Localiza Gestão de Frotas.
2005 – ABERTURA DE CAPITAL COM ELEVADA GOVERNANÇA
No dia 23 de maio de 2005, deu início à oferta pública de ações no Novo Mercado da Bovespa, destinado às empresas com os mais elevados padrões de governança corporativa.
2016 – CONSOLIDAÇÃO
Hoje, após uma trajetória de sucesso de mais de 43 anos, a Localiza se destaca como a maior rede de aluguel de carros da América Latina. São 552 agências e 117.676 carros em oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.