mercado automotivo

Localiza quer vender seus carros em Gravataí

Localiza já trabalha com locação de veículos na Dorival de Oliveira e, em março, abre uma revenda de seminovos na parada 61

A Localiza, uma das maiores empresas do país em  locação de automóveis ( Localiza Rent a Car) está chegando a Gravataí com um novo modelo de operação. A empresa, que atua especialmente junto aos aeroportos e nas principais capitais e cidades do País, está ingressando no mercado de venda de seminovos.

A nova loja da Localiza de Gravataí ainda está em fase de obras, na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 7.380 (parada 61), onde por muitos anos funcionou a Madeireira Bertholdo Möller e, depois, a Redemac Materiais de Construção. A inauguração está programada para o dia 24 de março.

 

A empresa

 

A fundação da Localiza aconteceu em 1973, em Belo Horizonte, com a oferta para locação de seis carros Volkswagen modelo Fusca, comprados a crédito. Em 1990 passou a realizar a venda direta dos seus carros seminovos, com a finalidade de fazer caixa para manter a renovação da frota.

Atualmente, após uma trajetória de sucesso de mais de 43 anos, a Localiza se destaca como a maior rede de aluguel de carros da América Latina. São 552 agências e 117.676 carros em oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

Em Gravataí

 

A empresa Localiza já está em Gravataí há cerca de um ano, na Dorival de Oliveira, 2.029, junto ao Posto Shell. No local, trabalha apenas com a locação de veículos de todos os modelos, especialmente com foco no mercado executivo.

 

Histórico

 

1973 – FUNDAÇÃO

Uma pequena agência de aluguel de carros no centro de Belo Horizonte com seis Fuscas usados comprados a crédito deu início ao sonho de construir uma grande empresa, capaz de oferecer bons serviços com qualidade e diferenciação. Assim nasceu a Localiza.

1979 – INÍCIO DA EXPANSÃO

Durante o segundo choque do petróleo, abrimos nossa 1ª filial de agência de locação de carros em Vitória. 

1981 – LIDERANÇA

Expandimos a rede por meio da aquisição de pequenos concorrentes. Essa expansão levou a Localiza à liderança de mercado de aluguel de carros no Brasil, presente em 11 capitais, a maior parte delas no Nordeste.

1985 – INTERIORIZAÇÃO

Passamos a adotar a estratégia de franchising como resposta à crise da dívida externa de 1983. O resultado foi o fortalecimento da marca Localiza com a ampliação da nossa presença no mercado.

1990 – SOLUÇÃO E RENOVAÇÃO

Transformando um problema em novas oportunidades, a Localiza passou a vender seus carros seminovos diretamente ao consumidor final. Essa modalidade de venda permitiu à empresa reduzir seus custos de depreciação e gerar receita para a renovação de sua frota de aluguel.

1992 – INTERNACIONALIZAÇÃO

As dificuldades da época no mercado interno levaram a Localiza a experimentar uma expansão internacional. Com seu eficiente modelo de franchising, a empresa ampliou sua presença também na América do Sul.

1997 – CAPITALIZAÇÃO

Com a necessidade de capitalizar a empresa, a Localiza fez uma operação de private equity com o DLJ Merchant Banking (Donaldson, Lufkin and Jenrette), na qual um fundo administrado pelo banco norte-americano (hoje Credit Suisse First Boston) adquiriu 33,3% das ações da empresa por US$ 50 milhões. No mesmo ano, lançou US$ 100 milhões em Senior Notes no mercado norte-americano. Capitalizada, passou a focar seus esforços em aumentar o volume de negócios e melhorar os índices de produtividade.

1999 – GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO

Pioneira no Brasil, a Localiza criou uma nova divisão de negócios, especializada no aluguel, gerenciamento e terceirização de frotas, a Total Fleet, hoje chamada Localiza Gestão de Frotas.

2005 – ABERTURA DE CAPITAL COM ELEVADA GOVERNANÇA

No dia 23 de maio de 2005, deu início à oferta pública de ações no Novo Mercado da Bovespa, destinado às empresas com os mais elevados padrões de governança corporativa.

2016 – CONSOLIDAÇÃO

Hoje, após uma trajetória de sucesso de mais de 43 anos, a Localiza se destaca como a maior rede de aluguel de carros da América Latina. São 552 agências e 117.676 carros em oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade