O maior evento cultural da cidade foi oficialmente aberto pelo prefeito Marco Alba na noite desta segunda-feira, 18. A 33ª Feira do Livro de Gravataí, que acontece na Praça da Bíblia (em frente à Prefeitura), segue até o dia 24 de novembro e é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).
Na presença do patrão da 33ª edição da Feira, Zé Victor Castiel, e do homenageado, Sirmar Antunes, o prefeito ressaltou a importância da feira e da literatura como forma de perpetuar valores que fazem parte da construção da história.
– Parabéns a todos os envolvidos pelo esforço e trabalho na realização deste evento que é não só para a comunidade literária e cultural da cidade, mas para toda a população.
Zé Victor Castiel lembrou da parceria junto do homenageado Sirmar Antunes.
– Trabalhamos juntos na Casa das Sete Mulheres – fazendo referência a minissérie exibida pela Rede Globo de Televisão.
– Aqui em Gravataí estive diversas vezes trazendo minhas peças de teatro. É uma alegria tremenda estar nesta praça cheia de livros. Por uma cidade com mais livros e menos aplicativos de celular – disse o patrono.
Sirmar Antunes, homenageado, também ator, contou que já morou em Gravataí.
– Vivi aqui durante 13 anos. Diz a lenda, que quem bebe da água do Forno nunca sairá de Gravataí. E quem, por acaso, for embora, sempre retorna. Por isso estou aqui hoje, novamente, nesta terra que tenho um grande carinho. Obrigado por esta importante homenagem – disse Sirmar.
Leis de incentivo e iniciativa privada
A secretária Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Fraga, contou um pouco sobre como foi a escolha do tema e do patrono da Feira do Livro de Gravataí.
– Estamos, a cada ano, trabalhando esta incrível interface da literatura com os segmentos culturais. No ano passado foi a música, este ano é a importância e a influência da literatura no mundo das artes cênicas. O Zé Victor Castiel tem uma trajetória e uma influência incrível no teatro gaúcho, o que está totalmente ligado com a temática do nosso evento.
Fernanda ainda destacou que esta é a 7ª feira sob sua gerência em Gravataí.
– Não é fácil fazer cultura nesse país. Em Gravataí fomos resistentes e buscamos soluções para manter as atividades culturais na cidade, através das leis de incentivo e a iniciativa privada, pois acreditamos na importância da arte e da cultura na construção da cidadania – disse a secretária, emocionada.
Após a solenidade de abertura, o jornalista Túlio Milman conduziu um bate-papo com o patrono Zé Victor Castiel, fazendo todas as perguntas que o público gostaria de saber sobre a trajetória e carreira do ator gaúcho.
O PATRONO
Com mais de 30 anos de carreira, Zé Victor Castiel nasceu em Porto Alegre e faz sucesso no teatro, televisão, cinema e nos livros. Entre seus trabalhos mais famosos estão: "Homens de Perto", no teatro; "A Casa das Sete Mulheres", na televisão; o livro "A morte do Clóvis & outras historinhas do teatro gaúcho" e "O Quatrilho", no cinema.
A PROGRAMAÇÃO
Clique aqui para conferir a programação da 33ª Feira do Livro de Gravataí.