Publiquei alerta na tarde desta sexta-feira sobre o risco de rompimento do dique de Cachoeirinha, em Geólogo alerta para risco de rompimento do dique de Cachoeirinha. Prefeitura nega. A Prefeitura inicialmente negou, mas agora admite a possibilidade e anuncia remoção de mais de mil famílias na região do dique, nos bairros Meu Rincão, Jardim Vitória, Vila da Paz, Parque da Matriz, Eunice Velha e área central.
A decisão da Defesa Civil, em conjunto com os governos municipal e estadual, é tratada em nota da Prefeitura como “medida preventiva”, “devido ao possível transbordamento e o risco de rompimento”. Um vídeo com orientações foi postado no Instagram oficial do município. Clique aqui para assistir.
A água está a 1,60 metro do topo do dique. O nível do rio Gravataí está em 5,74 metros, mais de 2m acima do normal. Já o Rio Guaíba pode ultrapassar 5 metros nas próximas horas.
– Nossas equipes estão monitorando o local 24h – disse o diretor da Defesa Civil Vanderlei Marcos.
O prefeito Cristian Wasem e o vice Delegado João Paulo também acompanharam técnicos em uma vistoria no dique.
Dentre as ações tomadas pela Prefeitura, está o aumento da capacidade de sucção da água em 50%. Segundo nota oficial, conforme os técnicos do município, “os equipamentos da Casa de Bombas mostram-se adequados e suficientes para atender a localização e a quantidade de água”.
ONDE BUSCAR ABRIGO
: Comunidade Santa Clara – Rua Maria Medeiros, 105 – Parque Granja Esperança
: Centro Social Cristão – Rua Cravina, 36, Centro – Bairro Navegantes
: Associação Gaditas – Rua Brasil Aquino Pedroso, 873 – Jardim Conquista
: Paróquia São Vicente de Paulo – Rua Papa João XXIII, 316 – São Vicente
LEIA TAMBÉM
Navegue pelo mapa que projeta onde água vai chegar quando rio Guaíba atingir 5 metros