Toda vez que o circo chegava na cidade da vovó, fazia a alegria da criançada. Mais ainda de quem morava pertinho. É que as lonas tomavam forma no terreno baldio próximo da casa da Tânia Regina e dos irmãos. Quando saíam do circo, reproduziam em casa cada detalhe do espetáculo de encantamento que tinham visto lá.
A Tânia, hoje aos 59 anos, é avó da Alissa Kolln, de nove anos. E foi a neta quem botou no papel uma das suas aventuras de infância. Assim como o Vitor Domingues, também de nove anos e estudante do 4º ano do ensino fundamental, no Gensa, que contou sobre a aventura da avó, Maria de Lourdes, de 73 anos, com os filhos ainda pequenos, em um Opalão cruzando todo o litoral gaúcho durante um verão.
Afinal, o que é a literatura se não essa eterna transmissão de conhecimento pelas histórias. Nada melhor do que ter os vovôs como matriz desta inspiração.
LEIA TAMBÉM
NA FEIRA | Albani, o cantador homenageado na Feira de Gravataí
NA FEIRA | No som e nas letras da patrona Takai
NA FEIRA | A cada história da Feira, o legado da Denise Medonha
Nesta quarta, os pequenos saíram da platéia para o palco, como atores principais de uma encenação sobre o amor em família, e para os autógrafos na Feira do Livro de Gravataí. As turmas do 4º ano lançaram o livro “Histórias que os vovôs contavam”, como parte do projeto de valorização das famílias no Gensa, e tiveram casa cheia no Teatro Fernanda Takai.
— É muito bom conviver com a minha vó e conhecer as raízes dela — contou a Alissa, depois de terminada a dedicatória para a avó.
É como a mensagem de abertura da sessão de autógrafos dos pequenos dizia: “devolver o amor aos avós é o mínimo que podemos fazer”.

: Antes da sessão de autógrafos, a gurizada do Gensa encantou no palco | EDUARDO TORRES
CONFERE A PROGRAMAÇÃO DO 4º DIA
Quinta (dia 29)
9h às 18h – Exposição Do Esboço ao Livro. Ilustrações de Catherine de Léon – Quiosque da Cultura
10h – Oficina de Escrita Criativa Escrevendo com Pink Floyd – Emir Rossoni – Biblioteca Pública Municipal
12h às 21h – Troca de Livros – Espaço Cultural SMCEL
12h às 21h – Exposição A Música e suas Tecnologias – Espaço Cultural SMCEL
13h30min às 17h30min – Contação de Histórias -Rosane Castro -Tenda de Histórias Denise Medonha
13h30min – Espetáculo musical: Nesse Mundo Maluco – Grupo MÚ – Teatro Fernanda Takai
15h – Palestra Musicada com Rodrigo Munari: A Inclusão e s Diferenças que se Complementam – Teatro Fernanda Takai
16h – Sessão de Autógrafos – Diferenças, de Rodrigo Munari – TeatroFernandaTakai
17h – Brincantes na Rua – Circo Enquanto Tiver Amor – Espaço da Feira/Praça
18h – SarauPalavra Cantada-Angélica Rizzi – CaféInventor do Vento
19h30min – Sessão de Autógrafos: Buquê de Flores, de Osvando Perez Alves – CaféInventor do Vento
20h – Espetáculo Musical -Lítera: TurnêCaso Real – Teatro Fernanda Takai






