O serviço de acolhimento aos atingidos pelas enchentes continua em Gravataí. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), promoveu uma ação no bairro Morungava, com o objetivo de possibilitar o cadastro das famílias em situação de emergência. Gravataí conta com 1.571 pessoas nos 40 abrigos que estão funcionando pelo município.
Coordenado pelas equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Centro e Manoel Barbosa, a ação, que ocorreu no Clube de Mães Santa Luzia, atendeu aproximadamente 200 pessoas, das 9h às 16h. Durante o acolhimento as equipes deram informações sobre benefícios, fizeram o cadastro para o recebimento de auxílios e entregaram cestas básicas.
O secretário da SMFCAS Artêmio Airoldi afirmou que esta ação tem como foco atender todas as regiões da cidade.
“Estamos chegando na área rural e garantindo que estas pessoas também sejam acolhidas e não passem necessidades. Muitas famílias aqui nesta região receberam pessoas de outros municípios em casa e precisam de auxílio com alimentos ou roupas, agora que chegou o frio mais rigoroso. Queremos trazer esta ajuda e as informações corretas, para que ninguém seja deixado para trás”, afirmou.
Artêmio também agradeceu a presidente do Clube de Mães Santa Luzia, Michele Schroder de Vargas, que abriu as portas para a ação.
De acordo com a presidente, este é um momento de fazer justamente esse movimento, de abrir as portas e estar disposto a ajudar o próximo.
“Nossa ideia foi justamente essa, facilitar o acesso da população da Morungava aos trabalhos oferecidos pela Prefeitura. Algumas pessoas não tinham conhecimento dos serviços oferecidos pelo Cras e agora elas estão sendo atendidas. Além dos donativos que o Clube já arrecadou, essa foi mais uma forma de ajudar que encontramos”, conta Michele.
Lidiane Ávila, coordenadora do Cras Manoel Barbosa, explica que os cadastros serão encaminhados para as cidades onde cada uma das pessoas reside, para que haja um controle maior dos desabrigados, bem como a correta destinação dos benefícios.