Não sei se você notou: o negacionismo veio pra ficar. Tanto lugar no universo e o negacionismo preferiu se instalar ao nosso redor. Aqui se deu bem, aqui se expandiu, daqui não sai, daqui ninguém o tira.
Se os negacionistas de outras Idade das Trevas pudessem vir agora até o Brasil, voltariam pro seu tempo PhDs em negacionismo. É muito negacionismo prum país só. Para ninguém se perder em meio à diversidade negacionista, eis um rol dos tipos, do mais óbvio ao menos conhecido.
Negacionismo – Não confundir com o negacionismo milenar, clássico, aquele que nega a realidade e o cientificismo. Como é uma palavra homófona e homógrafa, cabe distinguir: esse negacionismo é o que nega o cio. É um dos piores, pois empata foda. Esses negacionistas negam a libido, descreem de afrodisíacos, enfim: não trepam nem saem de cima.
Negãocionismo – Afirma categoricamente que não existe preconceito de cor entre os brasileiros e que haja gíria depreciativa a respeito dos negros.
Negasionismo – Nega o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um estado nacional judaico independente.
Negócionismo – Acredita que o comércio, com lojas e shoppings abertos e funcionando a pleno na pandemia, não ameaça a saúde pública e que é preciso primeiro salvar a economia para depois, talvez, quem sabe, salvar vidas.
Nesgacionismo – Nega quaisquer pequenas porções de quaisquer coisas.
Negracionismo – Rejeita de pés juntos que o RS esteja sob a bandeira preta. E a prova mais evidente, para eles, é que não se vê nenhuma tremulando em mastros.
Negagácionismo – Típico de quem tá com o mal de Alzheimer e nega que esteja com ele.
Negagacionismo – As eventuais ou costumeiras negações da popstar Lady Gaga.
Negagocionismo – Pessoas com gagueira também negam muito, embora com dificuldade, geralmente com na… na… na… como estamos cansados de ouvir.
Negogócionismo – Negação fixa das travestis, que não admitem que o pomo de Adão continue existindo.
Negaceionismo – Negaceionistas são gente que se recusa a crer em cavalos desobedientes.
Negalicismo – Nega que o idioma português tenha tido qualquer influência da língua francesa.
Negalaxionismo – Os terraplanista não acreditam que existam galáxias além da Terra Plana.
Negaciatismo – Não é a negação de iates, pois as marinas lotadas são evidência inegável, mas sim que não exista a dor ciática. Próprio de negacionistas muito saudáveis.
Negacionauta – Negacionista usuário de internet, sobretudo das redes sociais.
Negaciumismo – Negação do ciúme, o que leva à negação de crimes passionais.
Negacionarismo – Nega a existência de reacionários e bozonaristas. O movimento é mantido vivo e ativo pelos próprios reaças.
Negassociopata – Aquele que crê que só existem pessoas amáveis, gentis, civilizadas, afáveis, educadas. Também conhecidos por bolhapatas.
Etc.