No Dia Nacional da Indústria, Gravataí coleciona motivos para comemorar, avalia o prefeito. Luiz Zaffalon lembra que, eleita melhor cidade do Rio Grande do Sul para se fazer negócios na área, o município conta com 900 empresas do ramo e desponta como um polo de atração de investimentos no Estado.
– Nós trabalhamos incansavelmente para tornar Gravataí o melhor lugar para se morar e investir e temos colhidos os frutos desse empenho com resultados que nos alegram como o número expressivo de indústrias abertas e ativas na nossa cidade – destacou Zaffa.
O levantamento foi feito por meio de Dados do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME e, posteriormente, divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos.
Publicado em março de 2022, levando em consideração o ano de 2021, a pesquisa mostrou Gravataí em primeiro lugar entre os municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes no eixo econômico da indústria e em 10º lugar a nível nacional.
Zaffa acrescenta que, com localização privilegiada, servida por importantes rodovias como a BR-290 e a ERS-118, que liga a Serra e ao Litoral, Gravataí também está a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e possui um governo municipal que possui como cultura a recepção de novos empreendimentos.
Além disso, como informa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a parceria do Tudo Fácil Empresas, atualmente, em Gravataí, é possível abrir uma empresa de baixa complexidade em até dez minutos. Tudo isso, dentro da Sala do Empreendedor, setor que atende, orienta e auxilia os empreendedores de Gravataí.
– A agilidade na emissão de licenças e alvarás também nos coloca em destaque quando o assunto é empreender. Gravataí é uma cidade promissora – disse João Maria Lima de Campos.