Cerimônia no Teatro do Sesc encerrou as atividades anuais das Oficinas Culturais, promovidas pela Prefeitura de Gravataí, por meio Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). Os alunos subiram ao palco do Sesc para apresentar à comunidade o trabalho realizado ao longo dos últimos meses junto dos professores cênicos.
Durante o evento, as alunas e alunos dos grupos infantil e infantojuvenil apresentaram seus trabalhos, após um ano de trocas, aprendizados e contato com o cenário artístico local.
– A importância de prestigiar espetáculos como esse é que daqui sairão mais do que atrizes e atores, sairão pessoas melhores. O que se aprende aqui vai além do palco, vai para os bairros da cidade – disse o secretário da SMCEL Leandro Ferreira.
Promovido pelo grupo teatral infantil, composto por 15 atores mirins e com a direção da professora e oficineira Eduarda Ouriques, o espetáculo “A Festa que Iniciou o Mundo” abriu a noite. Baseado na obra da escritora Franchesca Coppola, a peça retrata o dia em que quatro elementos do meio-ambiente decidem dar um presente de aniversário para a Mãe Natureza. A partir das suas diferenças, então, os distintos componentes da natureza percebem-se essenciais.
Em seguida, roteirizado e dirigido pela professora oficineira Marlise Damin, o espetáculo “O Circo Mágico” entrou em cena. Composto por 18 atores infantojuvenis, a peça conta a história de uma menina que sonha em entrar para o circo. Por meio de uma viagem até o mundo paralelo dos sonhos, é retratada a ludicidade e a criatividade do mundo infantil para lidar com as adversidades.
Com classificação livre e entrada gratuita, o evento também foi o momento de certificação dos alunos pelo ano de estudos.
– É enorme o nervoso de estar na frente de tantas pessoas, com luzes, cores e apresentando a sua arte, principalmente sendo uma criança ou um pré-adolescente, mas isso é o teatro: superação. Esse é um aprendizado pra vida. Esse é um parabéns também para todas as famílias e à comunidade, que estiveram apoiando ao longo de todo o ano a caminhada destes jovens – disse a professora de teatro Marlise Darmin.
Oficinas Culturais
O projeto de teatro da Prefeitura de Gravataí ocorre por meio da SMCEL. Com início em abril, com quatro oficinas diferentes, definidas por faixa etária.
A oficina juvenil engloba jovens de 14 a 17 anos, enquanto grupo adulto é voltado aos alunos acima de 18 anos.
Ministrados com encontros semanais, os grupos são abertos a toda comunidade e tem inscrições no início do ano.
As cerimônias realizadas no Sesc de Gravataí marcam o encerramento das oficinas de 2023.
Os eventos contam com o apoio da Escola Raízes de Capoeira Angola, Dança D’Arte e Sistema Fecomércio.
Uma resposta
Parabéns pelo trabalho! Temas apropriados e relevantes para a comunidade infanto-juvenil. É muito bom ver que ainda há bons professores de teatro, interessados no desenvolvimento dos alunos. Parabéns!