A Prefeitura de Gravataí entregou na noite desta quarta-feira, 13, a revitalização da praça Engenheiro Leonel de Moura Brizola e do Quiosque da Cultura, iniciativa inserida dentro do projeto do Novo Centro. Também foi feito o descerramento da placa que homenageia o arquiteto equatoriano Gustavo Arrata, que fez o projeto arquitetônico do Quiosque, em 1973.
Durante a solenidade, o prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon assinou a ordem de início da revitalização asfáltica de todas as ruas que compõem o Quadrilátero Central (Anápio Gomes, José Loureiro da Silva, Doutor Luiz Bastos do Prado e Coronel Sarmento). Também receberão melhorias as ruas que integram a região, sendo elas: Rua Adolfo Inácio Barcelos, Rua José da Costa de Medeiros, Rua Prefeito José Linck, Rua Dr. Sirchs, Rua Prefeito Ary Tubbs e Rua Coronel Fonseca.
Com um investimento de R$ 5 milhões, a obra, que tem prazo de conclusão de 120 dias, contará com recapeamento asfáltico, reformulação do sistema de drenagem pluvial e sinalização vertical e horizontal.
Zaffa afirmou que “fazer o diferente é romper barreiras” e que o projeto do Novo Centro é buscar “trazer um novo significado à área central da cidade”.
– Os centros das grandes cidades vão definhando com o tempo, aqui em Gravataí queremos o contrário, queremos que essa região tenha vida – afirmou.
O prefeito também ressaltou a importância da revitalização do Quiosque para a área da Cultura.
– Precisamos criar mais espaços dedicados à cultura, que entreguem arte para a comunidade. Essa obra é mais uma forma de mostrar nosso respeito a este setor que tanto se desenvolve e fomenta a economia do município – disse.
O vice-prefeito Dr. Levi Melo lembrou que, para Gravataí, esta revitalização é um ponto marcante.
– Estamos aqui com uma belíssima obra, que mostra o respeito que temos pela nossa cidade. Tiramos árvores que estavam para cair? Sim, mas precisamos lembrar que, para cada árvore retirada, outras quinze foram plantadas pelo município. Então, esse é um projeto que trata a cidade com cuidado – lembrou.
De acordo com o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana Guilherme Ósio, a escolha do período (janeiro e fevereiro) foi feita para minimizar os transtornos na região. A empresa responsável será a Pedraccon Mineração LTDA.
O secretário de Serviço Urbanos Eduardo Muller agradeceu as equipes responsáveis pela obra e aquelas que mantêm o centro limpo e organizado.
– Estou muito honrado e feliz em fazer parte deste momento. Seguiremos trabalhando para entregar cada vez mais qualidade de vida para a nossa população – disse.
Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Clebes Mendes reiterou o compromisso da atual gestão com todas as áreas da cidade e a importância de uma gestão austera.
– A cidade merece investimento na saúde, na mobilidade urbana, na educação e na segurança e, nesta gestão, vemos isso. A revitalização deste espaço é respeitar a história de Gravataí – disse.
O Novo Centro
O projeto foi pensado com o objetivo modernizar os espaços públicos, estimular o comércio, oferecer novas opções de lazer e melhorar a mobilidade urbana. A entrega da Praça Engenheiro Leonel de Moura Brizola e do Quiosque da Cultura é apenas uma etapa das obras que já vem ocorrendo desde o início do ano.
A praça recebe uma nova iluminação condizente com o novo espaço, aumentando a segurança durante os períodos noturnos. A revitalização também melhora a circulação viária no Quadrilátero Central e o sistema de passeio público, garantindo melhorias na área de mobilidade.
Entre as ações em andamento estão a construção do Mercado Público, ainda em obras, bem como a implementação da Rua Coberta, entre as praças da Bíblia e Dom Feliciano, que também serão revitalizadas.
Estavam presentes no evento a primeira-dama Marlene Zaffalon, a diretora de Cultura Alini Muniz, secretárias e secretários municipais, diretores, demais representantes do Governo Municipal e o representante da empresa Pedraccon Mineração LTDA Adriano Canal. Também participaram a vereadora Márcia Becker e os vereadores Bombeiro Batista, Evandro Coruja, Fábio Ávila e Roger Corrêa.
Uma resposta
Uma unica palavra sobre a obra da prefeitura.
Crime
Desarborizar td deixar o clarao q deixaram e pea q pra gastar um Dinheiro publico pra fazer uma tua coberta q na minha humilde opinião Não ficou nd agradavel alem de burocratizar as avenidas e dificultar o transito.
Governo q Não conversa com a sociedade Não é governo é impositor.