SAÚDE

Nova Emergência SUS do Dom João Becker recebe primeiros pacientes em Gravataí

Uma nova realidade no pronto atendimento em Gravataí iniciou de fato. Vinte pacientes que estavam na antiga estrutura da Emergência SUS do Dom João Becker foram remanejados para o novo espaço, desafogando a já recorrente superlotação. Um momento marcante na história do hospital do município e que vai se repetir em breve, quando for concluída a Fase 2 da obra, prevista para ocorrer ao longo de 2024.

Nelsa Augustin foi uma das primeiras a fazer uso da Nova Emergência e deu a sua opinião sobre as condições do local.  

Para o coordenador de enfermagem do HDJB, Rudinei Bittencourt, os primeiros pacientes foram escolhidos a partir de alguns critérios assistenciais.

– Para esses vinte leitos foram remanejados os que estavam em uso de oxigênio e internados há mais tempo – explica.

Segundo ele, a preferência será para quem estiver estável e aguardando leito na Unidade de Internação, pois os casos mais graves já são atendidos nas salas vermelha e laranja da antiga emergência, equipadas de maneira similar a uma UTI.

Rudinei destaca ainda o impacto positivo que os novos leitos geraram em pacientes e acompanhantes.

– Eles ficaram maravilhados, pois a estrutura oferece conforto e privacidade, não perdendo em qualidade para as melhores do país – comemora.  

A verdade é que ninguém gostaria de estar em atendimento hospitalar. Porém, quando isso é imprescindível, a tranquilidade é maior ao se deparar com um ambiente moderno e totalmente adequado ao tratamento. Esse é o sentimento de Nelsa Augustin, de 90 anos de idade, que precisou do serviço de urgência e estava acomodada na antiga ala, que será revitalizada no ano que vem.

Ela pode sentir a diferença para o novo espaço.

– Ficou muito lindo! Está ótimo! Agradeço pelos meus netos, bisnetos e os futuros tataranetos que vão ser atendidos aqui. As pessoas estão recebendo todo o conforto que precisam – saúda a moradora do Parque dos Anjos.  


Assista na SEGUINTE TV como ficou a nova Emergência


Segunda etapa em 2024


A Fase 1 da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker é composta de 20 leitos de observação e teve um custo total da obra de R$ 10,7 milhões. Os recursos vieram do poder público em suas diferentes esferas (municipal, estadual e federal).

A conclusão de toda a Nova Emergência ainda depende da Fase 2, que deve ocorrer ao longo de 2024, mas ainda carece de verba para sua concretização.  Ao final, serão 36 leitos de observação e 13 poltronas para aplicação de medicamentos, além de novas salas vermelha, laranja e de apoio.

No total, serão 1.330m² de área construída.  


Assista na SEGUINTE TV como foi a inauguração da nova Emergência

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade