A nova estação de bombeamento de água concluída pela Corsan nesta quarta-feira, 27, com investimento de R$ 2 milhões, vai ampliar de 100 litros por segundo para 210 litros por segundo a capacidade de adução de água potável para Gravataí e Cachoeirinha. Serão beneficiados 13 bairros nos dois municípios, que são atendidos por sistema integrado de abastecimento.
Em Gravataí, a nova estação enviará água para os bairros Morada do Vale I, Morada do Vale II, Morada do Vale III, Tom Jobim, Planaltina, Dona Helena, Parque Ipiranga, Águas Claras, Quintal do Sol e Garibaldino. Já em Cachoeirinha, os bairros contemplados são Espírito Santo, Marechal Rondon e Nova Cachoeirinha.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.