Prefeita e presidente da Granpal organiza viagem à São Paulo para conhecer vacina nacional contra o coronavírus
Margarete Simon Ferretti (PT) encerra seu mandato como prefeita de Nova Santa Rita em 31 de dezembro, mas pode estar deixando uma valioso legado ao sucessor, Rodrigo Battistella (PT), e à toda a região. Como presidente da Granpal, ela organiza para quinta-feira uma viagem a São Paulo onde prefeitos da região vão conhecer os avanços que o Instituto Butantã está fazendo para registrar uma vacina contra a Covid-19.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Os três 'nós' que Jairo Jorge tem que desatar na Saúde
"Queremos fazer, nessa viagem, um protocolo de intenções para facilitar a compra da vacina caso o Ministério da Saúde não a coloque no calendário nacional", explica Margarete. Por conta de outros compromissos, a prefeita não participa da viagem. O presidente da Famurs, a Federação dos Municípios Gaúchos e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, e o prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzy, a representarão.
A prefeita recebeu informações de que a aprovação da Anvisa para a vacina produzida pelo Butantã deve sair na segunda quinzena de janeiro. Ainda não se sabe quanto vai custar cada dose, mas já saber que os municípios terão a chance de comprá-la, é um alento. "Queremos nos antecipar. Acredito que o governo federal faça a compra, mas não fizer, os prefeitos da região metropolitana terão a oportunidade de fazer", adianta.
Margarete deve conversar ainda hoje com o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), sobre a 'Missão Butantã'. Jairo vem falando bastante em testagem em massa, mas diante do recurso da vacina, o prefeito pode repensar seu plano.