BLOG DO RODRIGO BECKER

NOVA SANTA RITA | Missão de Eduardo Leite à Argentina interessa – e muito – a Nova Santa Rita; o marrecão na panela

Mercardo Livre é uma das maiores empresas de venda pela internet da América Latina. Foto: Divulgação

Governador viaja nesta quarta para agenda de quatro dias com a comitiva gaúcha em Buenos Aires. Agronegócio, tecnologia e interação logística estão na pauta

O governador Eduardo Leite viaja com uma comitiva gaúcha à Argentina nesta quarta-feira, 26, onde fica até domingo em missão oficial. Na agenda, encontros políticos e com representantes de setores estratégicos da economia, como o agronegócio e a indústria de tecnologia, mas também com empresas como Aerolíneas Argentinas e a Mercado Livre.

Esta última, aliás, com a ‘torcida’ de Nova Santa Rita para que o diálogo com o Rio Grande do Sul seja retomado.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Em Brasília, JJ busca ‘ok’ do BNDES para PPP da Saúde; o benchmarking que vem de Guarulhos

A curva de calor não baixa. E todo mundo deveria estar muito preocupado com isso

A Mercado Livre é uma empresa argentina, um dos maiores players latino-americanos de vendas pela internet. Entre 2019 e 2020, negociou com o Estado a instalação de uma grande Centro de Distribuição em Gravataí, mas a discussão sobre incentivos fiscais freiou o negócio. O prefeito da cidade na época, Marco Alba, apontou o dedo para Eduardo Leite que não teria feito o esforço necessário para garantir a instalação do CD que mudaria a cara da região, consolidando o eixo da ERS-118 como polo logístico importante para o Rio Grande do Sul – o que, de fato, é vocação.

Leite topa um pacote de isenções à operação, mas a legislação em vigor tem restrições. Uma das dificuldades é que o avanço das operações comerciais pela internet foi muito mais veloz do que o poder de acompanhamento do Estado. Não há, por exemplo, um marco legal para oferecer benefícios tributários aos marketplaces e suas cadeia produtiva nos moldes como as plataformas como a Mercado Livre funcionam. Na prática, a Mercado Livre não compra o produto e revende; ela apenas ‘oferece’ pelo seu site. Quem vende, dá assistência e garantia é terceiro participante desse tripé, seja ele indústria ou pequeno comércio. No entanto, para facilitar o ritmo das entregas, a Mercado Livre opera com CDs espalhados pelo país e guarda a mercadoria destes parceiros comerciais. Quando o pedido é feito, fica mais rápido despachá-lo ao consumidor final. Garantir que o benefício fiscal chegue a essa cadeia de consumo complexa não deu certo em 2020, mas Leite parece disposto a rever a questão agora – discutir caminhos com a empresa nessa viagem a Buenos Aires é o primeiro passo.

É aí que Nova Santa Rita entra.

Não tenho informações confirmadas de que o plano Gravataí seja descartado, mas em caso de um ‘ok’ da Mercado Livre à retomada da mesa de negociação, Nova Santa Rita aparece como alternativa para instalação do famoso CD da empresa. A cidade já tem um polo logístico formado e bem consolidado no eixo BR-386/BR-116/BR-290. A proximidade com o aeroporto conta pontos. Facilidade rodoviária para se chegar ao Interior do Estado sem passar pelo nó que é Porto Alegre, também. Não à toa, a Amazon escolheu Nova Santa Rita para o seu primeiro CD gaúcho – o maior de que se tem notícia, aliás.

O prefeito Rodrigo Battistella, entusiasta da transformação de Nova Santa Rita com as gigantescas operações logísticas que a cidade sedia, faz fé, certamente. No entanto, o ex-presidente da Granpal, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana, não pretende entrar em qualquer queda-de-braço com Gravataí ou qualquer outro município que seja pela graça da empresa. Como lembra um velho ditado que eu ouvia de um tio caçador, não é ele que sairá dando tiros para o alto a cada revoada que trincar o silêncio do céu que antecede negociações dessa natureza.

Mas se o marrecão cair morto por lá, vai para panela.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade