SAÚDE

Nova Unidade de Saúde da Família Granville é entregue com festa em Gravataí; Serão mais 8 até fim de 2024

O prefeito Luiz Zaffalon entregou a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Granville com festa neste sábado. Com uma estrutura moderna, equipada e atendendo a todos os critérios de acessibilidade, a obra faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo municipal que cuida da atenção primária à saúde, principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde.

– Estamos mudando a saúde de Gravataí, com investimentos pesados na qualificação da rede, tanto estrutural quanto assistencialmente. É motivo de orgulho poder entregar espaços como esse: uma nova unidade de saúde, que traz mais dignidade e qualidade de vida tanto para os profissionais que prestam os atendimentos quanto para a população – destacou Zaffa, que também reiterou os crescentes investimentos em todas as áreas da cidade, como infraestrutura viária e educação.

Gravataí terá outras oito novas unidades de saúde construídas até o fim do próximo ano. Assim, milhares de munícipes de diferentes bairros da cidade serão beneficiados. A primeira a ser entregue foi a USF Itatiaia, inaugurada há dois meses e que está em pleno funcionamento. A construção desses espaços reforça a importância e a atenção dadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na área, tendo em vista que cerca de 80% das situações médicas são resolvidas na atenção primária à saúde.

O vice-prefeito Dr. Levi Melo lembrou que a entrega das novas unidades de saúde soma-se às iniciativas adotadas pela prefeitura, voltadas a melhorar a qualidade de vida da população, desde os atendimentos nas unidades de saúde até serviços de urgência e emergência.

– Desde o início do nosso governo, sabíamos da necessidade de termos uma adequação na atenção básica. Com as demandas atendidas nessa área, conseguimos desafogar os atendimentos muitas vezes direcionados às UPAs e ao Hospital Dom João Becker. Saúde é prioridade no nosso governo – disse.

Durante sua fala, o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, lembrou que Gravataí destina cerca de 25% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal.

– A entrega de serviços de saúde qualificados à nossa população vai ao encontro daquilo que desejamos. Todas as nossas ações são unidas e voltadas para um bem comum, que é a saúde do cidadão – complementou, acrescentando que “o crescente volume de investimentos se reflete em indicadores positivos para o município, vide reconhecimentos recentes na área da saúde que medem a qualidade e o desempenho oferecidos aos usuários da saúde”.

Entre as cidades com mais de 200 mil habitantes no Rio Grande do Sul, Gravataí é dono da primeira colocação no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na atenção básica. 


Nova USF Granville


Localizada na rua General Frota, 37, no bairro Parque dos Anjos, a nova USF Granville contará com um amplo espaço de saúde à comunidade. O novo espaço terá salas de vacinas, sala de curativos, sala de inalação e sala de triagem e procedimentos. Além disso, possuirá cinco consultórios para atendimento médico e de enfermagem e um consultório odontológico, bem como um espaço próprio destinado aos profissionais de saúde.

Duas equipes de Saúde da Família – formadas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – e uma equipe de Saúde Bucal, composta por um dentista e um auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, prestarão os atendimentos. Assim, os usuários do serviço de saúde terão acesso a consultas médicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida (gestantes, crianças, adultos jovens e idosos), assim como atendimentos em saúde bucal.

Além disso, haverá procedimentos como curativos, aplicação de medicações, imunizações e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas patologias. Em média, serão 4 mil atendimentos mensais para moradores dos bairros Dona Mercedes, Moradas do Sobrado, Sítio Gaúcho, Granville, Pôr do Sol, Jardim do Cedro e Altaville. Para além disso, serão realizados atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde.

Com investimento de quase R$ 2,7 milhões, a nova USF Granville terá capacidade para atender até 8 mil pessoas, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Conforme a SMS, ainda haverá a possibilidade de expansão da área da unidade e ampliação do número de equipes de saúde, em caso de necessidade.


Programação especial 


Durante a tarde, houve uma série de atividades para a população. Entre elas, brinquedos para as crianças e orientações de saúde aos interessados, como verificação da pressão arterial, vacinação e distribuição de materiais educativos.

Apresentações musicais – como os cantores Jorge voz e violão, Felipe Jardim e Bia Garcia, além do Projeto Música na Escola – também foram feitas à comunidade, assim como o cabide solidário, iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama que disponibiliza peças de roupas para a doação. 

Também estiveram presentes à inauguração servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); vereadores municipais; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Marcelo Nascimento; e secretários municipais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade