SAÚDE

Nova vacina contra meningite já está disponível em todas as unidades de saúde de Gravataí para reforço infantil; saiba como fazer

A partir deste mês, uma importante mudança no calendário vacinal infantil está em vigor em Gravataí. A dose de reforço contra a meningite, aplicada aos 12 meses de idade, passou a ser a vacina ACWY, substituindo a antiga vacina meningocócica C. A novidade visa ampliar a proteção das crianças contra os principais sorogrupos (A, C, W e Y) da bactéria causadora da meningite.

O esquema vacinal atualizado prevê: 3 e 5 meses (mantidas duas doses da vacina meningocócica C) e 12 meses (nova dose de reforço com a vacina ACWY).

A coordenadora do Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí, Bianca Belmonte, reforça a disponibilidade e a importância da ação: “As doses estão disponíveis em todas as 30 unidades de saúde municipais. É fundamental que os pais e responsáveis confiram a caderneta de vacinação dos bebês e procurem alguma das unidades para receber as doses, se necessário. Vacinas salvam vidas”.

Regularização e quem deve tomar

Crianças que perderam o reforço aos 12 meses podem receber a vacina ACWY até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que já receberam as duas doses da meningo C e o reforço também com meningo C aos 12 meses NÃO precisam tomar a ACWY agora – estão com o esquema completo anterior. A vacina ACWY continua sendo ofertada para adolescentes entre 11 e 14 anos na rede pública, conforme seu histórico vacinal (dose única ou reforço).

A mudança ocorre em um momento em que dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou mais de 4,4 mil casos confirmados de meningite neste ano. A ampliação da proteção com a vacina ACWY no primeiro ano de vida é uma estratégia crucial para proteger as crianças contra formas graves da doença.

Sobre a meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Pode ser causada por diversos agentes, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas, ou ter causas não infecciosas. As meningites bacterianas são mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e verão. A vacinação é a principal forma de prevenção contra os tipos bacterianos mais perigosos.

A recomendação das autoridades de saúde é clara: pais e responsáveis devem verificar a caderneta de vacinação e, em caso de dúvida ou necessidade, procurar qualquer uma das 30 unidades de saúde do município para orientação e imunização.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade