A Central de Análises Clínicas do Hospital Dom João Becker ampliou o seu parque tecnológico para agilizar os resultados dos exames em Gravataí. A mais recente aquisição foi um equipamento analisador de bioquímica, Dimension ExL 200 (Siemens), que permite avaliar diversos exames, entre eles creatinina, TGO e TGP (enzimas hepáticas), glicose e troponina (análise da função cardíaca).
Agora são dois equipamentos do gênero, que vão impactar positivamente no atendimento de pacientes, tanto do SUS, quanto de convênios e particulares.
Atualmente, o laboratório do HDJB realiza análises do hospital, do posto avançado de coleta e também das duas UPAs do município (COHAB e Moradas).
São cerca de 60 mil exames realizados mensalmente, operando com 100% da capacidade instalada. Para a supervisora da Central de Análises Clínicas, Gabriela Hahn, além do menor tempo de entrega dos resultados, o novo equipamento permite uma segurança assistencial ainda maior.
– Agora operamos com dois equipamentos de igual modelo, ou seja, caso um apresente defeito, ainda assim conseguiremos realizar os exames sem ruptura, pois um é o backup do outro – ressalta a biomédica.
A aquisição do analisador de bioquímica faz parte de uma política de investimentos no laboratório, que vem ocorrendo desde 2020. A unidade possui Padrão Diamante, certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que audita mensalmente cerca de seis mil serviços laboratoriais em todo o país.
– O laboratório de análises clínicas do Becker é uma extensão, um braço técnico de nossa matriz em Porto Alegre. Seguindo o mesmo padrão, com reconhecimento nacional, tornou-se um serviço de referência pela qualidade e agilidade na liberação dos laudos. Estes avanços demonstram um processo contínuo de modernização, um diferencial no tratamento e diagnóstico oferecido aos nossos pacientes – afirma a gerente hospitalar, Louise Chagas.
O Futuro
A Central de Análises Clínicas conta atualmente com duas estruturas, sendo o laboratório central, no Dom João Becker, e o posto avançado de coleta, junto ao Centro Médico HDJB (prédio ao lado do hospital). Com as melhorias propostas pela Santa Casa em Gravataí, sendo uma a construção da nova Emergência SUS, a organização arquitetônica e disposição das áreas no hospital vem passando por remodelamentos.
A expectativa é de que a Central de Análises Clínicas em breve possa ser beneficiada e ampliar a sua área física.
– Estamos desenhando um projeto que atenda as nossas necessidades atuais e as de um futuro próximo. Considerando também a construção do Barbara Maix (futuro hospital da Santa Casa no município) – diz Gabriela.