Está sendo velado no Cemitério Ecumênico João XXIII, em Porto Alegre, e será sepultado às 17h30, uma lenda da medicina de Gravataí, Dr. Issao Ymay. O médico faleceu neste domingo de causas naturais aos 83 anos, no Hospital Moinhos de Vento.
As 1,2 mil reações, 360 comentários e 80 compartilhamentos à nota de pesar publicada no site da Prefeitura mostram um pouco da reverência de pacientes, colegas e amigos aos 50 anos de dedicação do Dr. Ymay à comunidade.
Cidadão honorário de Gravataí desde 2008, em cerimônia com a presença do cônsul do Japão, Haruyoshi Miura, Dr. Ymay deixa sua esposa, Kazú Hiwatashi Ymay, três filhos e netos.
O cirurgião geral e pediatra formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, da Ufrgs, assumiu como cirurgião do hospital Dom João Becker em 1970. Também atuou em diversos hospitais de Porto Alegre: HPS, Moinhos de Vento, Ernesto Dornelles e São Francisco, do Complexo Hospitalar Santa Casa.
Até 2003, integrou o Colégio Brasileiro de Cirurgia, ano em que encerrou as atividades como cirurgião de médio e grande porte, com um currículo de mais de 10 mil cirurgias.
Há cinco décadas morando em Gravataí, Dr. Ymay deixa como legado uma família ligada à área da saúde. Além da esposa, companheira de uma vida no consultório, dos três filhos dois atuam como cirurgiões dentistas e um como médico geriatra, nutrólogo e acupunturista.
A trajetória de Ymay se mistura com a história da medicina gravataiense.
– Na época, éramos três médicos no hospital. A primeira cirurgia que eu fiz tinha apenas seis pinças e um porta-agulha para suturar a pele – lembrou, em uma das últimas entrevistas.
Administrado há quase quatro anos pela Santa Casa, o Dom João Becker contabiliza quase meio milhão de consultas, mais de 30 mil cirurgias e dois milhões de exames em Gravataí, onde conta mais de 300 médicos e mil funcionários ativos.