Se fosse para comparar o deslocamento entre Gravataí e o ‘centrão’ de Porto Alegre, seria possível dizer que o aeromóvel com destino à aldeia já deixou a Estação Mercado e está em deslocamento. Não está na velocidade plena, mas em fase de aceleração.
Metáforas à parte, uma reunião entre o governo federal e executivos das empresas interessadas em instalar linhas de aeromóvel na Região Metropolitana de Porto Alegre aconteceu nesta terça-feira (21/03). É a terceira desde que o assunto ganhou força por iniciativa dos chineses que apresentaram uma ousada proposta ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, no final de janeiro/começo de fevereiro passado.
No encontro, as primeiras análises sobre o fluxo de passageiros e viabilidade econômica foram apresentados por técnicos do Ministério das Cidades. A formatação do negócio será definida em breve segundo a reportagem da Rádio Gaúcha publicou hoje em seu site, na internet. Os detalhes não foram revelados, ainda.
Modelagem do negócio
Os estudos foram iniciados pelo governo federal depois que a empresa China Railway Engineering Corporation (CREC) entregou um demonstrativo com o esboço do plano para o ministro Padilha. A companhia, que detém a tecnologia do transporte, a gaúcha Aeromóvel do Brasil, integra a iniciativa como parceira.
Ainda de acordo com as informações da Gaúcha, a possibilidade de o negócio andar ainda é tratada com reservas pelo representante comercial da CREC no Brasil, Chhai Kwo Chheng, e pelo governo federal. As principais questões pendentes se referem à modelagem financeira, viabilidade junto às empresas que fazem o transporte nas cidades e a participação da Trensurb.
Mesmo veículos
As possibilidades previstas para o negócio, intermediado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, envolveriam a entrega da administração da Trensurb por 30 anos, conforme matéria do Seguinte: do começo de fevereiro.
Conforme a reportagem da Rádio Gaúcha, desta terça, o que não está formatado ainda é se a relação será através de parceria público-privada (PPP), uma join venture, abertura de capital ou total controle estatal.
Os veículos seriam semelhantes aos utilizados no Aeroporto Salgado Filho, porém com capacidade para até 600 passageiros. A velocidade poderia ser maior do que a da linha existente entre o terminal aéreo e a Estação Aeroporto do Trensurb.
— A velocidade do aeromóvel é de 60 quilômetros horários, o que dá uma velocidade média operacional de 28 quilômetros horários, que é alta comparada com a dos ônibus que é de 15 quilômetros horários — segundo o diretor-executivo da Aeromóvel do Brasil, Marcus Coester, conforme a publicação da emissora.
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Canoas
O interesse dos chineses na Região Metropolitana de Porto Alegre foi demonstrado depois que a CREC venceu a licitação para construir a linha do aeromóvel de Canoas, que vai ligar uma estação do Trensurb aos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A realização dessa obra foi idealizada na gestão do ex-prefeito Jairo Jorge (PDT).
11 municípios
O projeto da CREC prevê a integração das estações do Trensurb com linhas do aeromóvel chegando a 11 municípios. O custo estimado é de cerca de R$ 10 bilhões, considerado menor do que o de outras opções, como o metrô subterrâneo.
Até o momento, ao menos duas reuniões foram realizadas entre os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e das Cidades, Bruno Araújo, e as empresas. Não há prazos definidos para as conclusões, nem para um possível início das obras ou da operação do sistema.
As linhas
A novidade seriam os mais de 80 quilômetros – novos – de linha suspensa:
1
Além de Cachoeirinha-Gravataí (extensão da linha Mercado-Triângulo), uma para Viamão (a partir da avenida Ipiranga), outra para a Zona Sul da capital (até o bairro Tristeza) e um braço entre as linhas da Trensurb e a Ulbra de Canoas.
2
Também seriam implantadas linhas menores como Estação Mercado-Terminal Cairú, em Porto Alegre, e outra em Canoas, a Mathias Velho-Guajuiviras.
3
A negociação entre a CREG e o governo brasileiro vem sendo intermediado pelo empresário Marcos Coester, filho do inventor do sistema, o pelotense Oskar Hans Wolfgang Coester.
O que é
– O aeromovel é uma solução de transporte urbano que apresenta vantagens importantes, em termos de economia, segurança e conforto aos usuários.
– O conceito do sistema totalmente automatizado, que funciona em via elavada com propulsão a ar, estabelece novos padrões de mobilidade sustentável e inovadora.
– Através da integração com outros meios de transporte, o aeromovel complementa soluções existentes com baixo impacto ambiental e qualidade de vida às pessoas.