À sombra das árvores no eixo central da Praça da Bíblica, uma solenidade rápida marcou as homenagens da municipalidade pela passagem do Dia do Idoso nesta terça-feira (5/10) e o início das comemorações pelos 139 anos de emancipação política do município de Gravataí, que transcorre no próximo dia 23.
O ato contou com a presença de autoridades e com apresentações do coral das Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg), entre outras atividades. O secretário de Governança e Comunicação, da Prefeitura, Luiz Fernando Aquino, disse em sua fala que o Brasil não vai ser o país do futuro e nem do passado.
— O Brasil vai ser um país com um capital imenso de conhecimento e experiência, fundamentais para que alcancemos um estágio melhor na qualidade de vida para todas as pessoas — disse ele.
Segundo Aquino, a expectativa em relação às pessoas que ingressam na terceira idade é que em 2031 o país tenha em torno de 43,3 milhões de idosos, número superior inclusive aos jovens de até 14 anos. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) já são mais de 20 milhões de pessoas idosas, no Brasil.
O prefeito Marco Alba (MDB) em uma manifestação que durou menos de cinco minutos e sob uma temperatura em torno dos 35 graus centígrados, aproveitou a homenagem pelo Dia do Idoso como ato de abertura das comemorações do aniversário de emancipação política de Gravataí.
Na sua fala, Alba disse que já ingressou na faixa etária a partir da qual as pessoas são consideradas idosas e lembrou que completa 61 anos em 15 de novembro que vem. Falou ainda dos ensinamentos que recebeu em casa, especialmente da sua mãe Sueli, falecida aos 80 anos há sete anos, fundamentais para que pudesse, hoje, administrar o município a partir dos conhecimentos adquiridos.
E citou o que disse ser um provérbio chinês
— No lar que não tem um idoso, falta sabedoria!
Lista de obras
Para o Seguinte:, Marco Alba disse que outubro vai ser um mês cheio de atividades e boas notícias, com o início de novas obras e a inauguração de outras que estão em andamento. Entre elas, citou como a mais importante a duplicação das pontes do Parque dos Anjos.
O prefeito só não confirmou a data da inauguração, antecipada ontem pelo Seguinte: como sendo o dia 23 de outubro, data do aniversário de 139 anos de emancipação política de Gravataí. A precaução de Alba se deve, segundo justificou, à previsão de um período de chuvas, nos próximos dias, que pode prejudicar a conclusão da obra.
Ele elencou várias outras obras em andamento, falou das que estão por começar e comemorou o contrato de financiamento firmado com o Banco do Brasil, de R$ 35 milhões, para asfaltamento e recapeamento asfáltico de várias ruas e avenidas no trecho urbano de Gravataí.
— Ao todo serão realizados cerca de 40 quilômetros de asfalto, sendo a metade em ruas até agora sem pavimentação e a outra metade de recapeamento de vias que já possuem rede de esgoto doméstica — explicou.
A relação de investimentos que a administração municipal vem realizando, com grande ênfase em obras de mobilidade urbana e do sistema viário, serviu para o prefeito reforçar o que tem dito em todos os seus discursos sobre a situação financeira da Prefeitura, de quando assumiu e como se encontra agora.
— Conseguimos reduzir de 56% para 14% o endividamento do município. E estamos financiando obras necessárias e que a população sabe de onde vem e para onde vai o recurso — reiterou Alba.
E concluiu:
— Isso tudo só está sendo possível porque estamos com as contas da Prefeitura sob controle. É com o nome limpo na praça que conseguimos créditos importantes para realizarmos obras de infraestrutura aguardadas pela população há muito tempo.
Confira o vídeo clicando na imagem abaixo.