Essa é para quem usa a freeway diariamente para ir a Porto Alegre e prefere pagar pedágio a ter que enfrentar o empurra e puxa do trânsito ao longo das avenidas Dorival de Oliveira e Flores da Cunha, cruzando 29 sinaleiras por dentro de Gravataí e Cachoeirinha.
O valor cobrado nas praças de pedágio da Concepa, em Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul, deve ser reajustado. A partir de 4 de julho, que é quando entra em vigor a segunda prorrogação do contrato de concessão do governo federal à empresa que administra a estrada.
Pelo menos foi o que anunciou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão do Ministério dos Transportes, ao confirmar que não vai conseguir realizar antes de 4 de julho próximo a licitação para definir para qual empresa vai ser concedida a administração da freeway.
O que está acontecendo é que o governo federal quer realizar no Rio Grande do Sul o primeiro leilão em todo o país de concessão de um conjunto de rodovias, discussão que ganhou corpo em 2016 e que teve seu ápice com a realização de uma audiência pública com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Jorge Bastos, no teatro do Sesc, em Gravataí, há quase um ano, dia 13 de fevereiro passado.
Pela metade
Os valores das tarifas não foram anunciados, mas seguem o mesmo modelo vigente desde julho passado quando a concessão foi prorrogada por um ano, ou seja, os serviços básicos são mantidos (vídeo-monitoramento, socorro a acidentes, atendimento a casos de pane nos veículos, entre outros) mas há dispensa de investimentos em obras de melhorias e de infraestrutura no trecho.
Pelo modelo que está em andamento, em julho passado as tarifas das três praças de pedágio da Concepa foram reduzidas quase pela metade. O em Gravataí caiu de R$ 6,90 para R$ 3,50, e nas praças de Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul, de R$ 13,80 para R$ 7,10, para os automóveis.
Para o Seguinte:
De acordo com o que a assessoria de imprensa do Ministério dos Transportes respondeu ao Seguinte:, os estudos de viabilidade e documentos necessários para o processo licitatório a ser aberto já está em andamento na ANTT e já foram, inclusive, submetidos ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A próxima concessão para o trecho administrado pela Concepa (que pode participar da licitação e até vir a ser vencedora continuando como permissionária) na freeway e nas BRs 101, 386 e 448 terá prazo de vigência de 30 anos. As exigências para a participação no certame licitatório estão na minuta de edital já discutido em audiências públicas no estado.
Mudança do pedágio
A assessoria de comunicação confirmou que os estudos de viabilidade atualizados após a audiência pública de Gravataí e outra em Porto Alegre, contemplam a alteração da praça de pedágio de Gravataí, do quilômetro 77 para o quilômetro 59, após o complexo da General Motors, devendo ocorrer até o 18º mês da nova concessão.
Ou seja, se a licitação ainda não tem data, o 18º mês é uma incógnita.
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