LEANDRO PEIXOTO

O imposto invisível

Semanalmente trazemos dicas sobre educação financeira com Leandro Peixoto, formado em Ciências Econômicas, Educação Financeira e pós-graduação em Educação Financeira no Ensino Escolar. Há 12 anos trabalhando no Sesc, o economista é morador de Cachoeirinha


A inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços dos bens e serviços em uma economia ao longo do tempo. Esse aumento de preços impacta diretamente o nosso bolso de diversas maneiras. Primeiramente, a inflação reduz o poder de compra do nosso dinheiro, ou seja, com o mesmo valor em dinheiro, conseguimos comprar menos produtos e serviços.

Além disso, a inflação pode afetar os investimentos e as economias pessoais, já que os rendimentos de aplicações financeiras podem não acompanhar o ritmo da inflação, resultando em perda de poder aquisitivo ao longo do tempo.

Por fim, a inflação também pode influenciar os custos de empréstimos e financiamentos, impactando as parcelas a serem pagas e encarecendo o crédito.

Em resumo, a inflação afeta diretamente o nosso bolso ao reduzir o poder de compra do nosso dinheiro, impactar investimentos e economias pessoais, e influenciar os custos de empréstimos.

Logo ter um planejamento financeiro levando em conta  nossa inflação pessoal ( quanto eu gastei a mais ou a menos que o mês anterior) é fundamental..

Lembre-se que o nosso dinheiro é programado para se desvalorizar ao longo do tempo, planejamento financeiro pode reverter essa lógica…

Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos ..

Na próxima vou falar como a alta ou a baixa do câmbio ( dolar ) afeta o nosso bolso.

Até lá!

Meus contatos são Instagram clicando aqui; WhatsApp 51 991138732 e e-mail lementoriafinanceira@gmail.com

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade