RAFAEL MARTINELLI

O que foi dito de oficial e o que vazou da primeira reunião de Zaffa sobre formação do novo governo em Gravataí

Zaffa em seu sítio / Foto: ARQUIVO

O prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) reuniu pela primeira vez os vereadores eleitos e presidentes de partidos da coligação GRAVATAÍ MELHOR (PRD / PODE / REPUBLICANOS / PRTB / UNIÃO / PSD / PP / NOVO / PL / PSDB / CIDADANIA) após a reeleição de 6 de outubro. O almoço no Hotel Radar foi de agradecimentos, mas também de trabalho.

Vamos ao que Zaffa disse ao Seguinte: e ao que apurei com diferentes fontes.

O prefeito informou que a reunião foi “a abertura das conversas para buscar as formas de governo” para período 2025-28.

Zaffa comunicou que quer “profissionalizar” as estruturas de zeladoria, obras e infraestrutura, “para buscar melhores resultados”.

Citou exemplo de Joinville.

Informou também que será enviada à Câmara de Vereadores uma reforma administrativa. Antecipou a criação da Secretaria de Cultura, uma das propostas de campanha.

– Também parabenizei os vencedores e analisamos os erros e muitos acertos da campanha – disse, citando o parabéns aos 14 vereadores eleitos pela base e a Dimas Costa (PSD), que assumiu como deputado estadual e, dia 21, homenageia-o com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria da Assembleia Legislativa gaúcha.

Vamos agora ao que apurei.

Zaffa ainda não apresentou nenhuma regra para a distribuição de secretarias e cargos no governo. Antes, vai se reunir individualmente com os partidos, a partir da semana que vem.

A eleição para a presidência da Câmara não entrou no cardápio.

Há pelo menos um vereador eleitos pela oposição que o governo vislumbra possibilidade de negociar: Mario Peres (PL), que pertence a partido da coligação, mas apoiou Marco Alba (MDB) para a Prefeitura.

Houve sinalização de que o governo não vai interferir na escolha dos candidatos dos partidos para concorrer a deputado em 2026.

Hoje, há duas candidaturas colocadas, Dimas e o vice-prefeito reeleito, Dr. Levi Melo (Podemos), e uma possibilidade crescente: o Republicanos quer candidato Bombeiro Batista, vereador mais votado pela segunda eleição consecutiva.

Talvez a grande novidade da reunião tenha sido o vereador Dilamar Soares (Podemos) defender que, após nove anos e três governos, Davi Severginini deixe a Secretaria da Fazenda para assumir uma Secretaria de Governo turbinada. 

Davi, da estrita confiança de Zaffa, foi um hábil construtor da maior aliança partidária da história de Gravataí.

É, entre os aliados, uma unanimidade. Reputo difícil aparecer alguma objeção para se tornar um ‘supersecretário’ com a missão de manter unida uma base tão heterogênea, onde há inegáveis ‘estreitamentos de inimizades’.

Pelo que apurei, quando o apelo foi feito por Dila, Zaffa e Davi apenas sorriram e encerraram a reunião.

– Hora do almoço!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade