Prometido para junho do ano que vem com um investimento que beira os R$ 16 milhões, o viaduto que está sendo construído no ponto em que a RS-118 se encontra com a RS-040, em Viamão, está com as obras bastante atrasadas. Pouco mais de 30% do que deveria ter sido feito foi, efetivamente, realizado.
Ou seja, quem esperava vida fácil para acessar o litoral na atual temporada de veraneio utilizando-se da RS-040, pode tirar o cavalinho do sol. Os trabalhos devem ficar prontos para aliviar o intenso trânsito do local só no veraneio de 2019/2020. Até lá…
Da EGR
De acordo com o jornalista Jocimar Farina, exatos 31% da obra estão executados pelo que informou a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) apurou no levantamento deste mês que está acabando. A construção do viaduto começou em julho deste ano e têm causado obstrução no trânsito.
A proposta do viaduto é exatamente acabar com os problemas no fluxo de veículos, que se torna extremamente lento e com grandes engarrafamentos especialmente nos dias em que as pessoas buscam o litoral através da RS-040 ou quando estão retornando para suas casas.
A falta de um viaduto naquele ponto já causou engarrafamentos de cerca de 20 quilômetros na RS-118, com filas que chegavam a ultrapassar a RS-020, em Gravataí, formadas principalmente por motoristas procedentes de cidades do Vale dos Sinos e da Serra Gaúcha.
Conforme a nota de Jocimar no site gauchazh.com.br, os 31% executados correspondem principalmente às fundações e aos pilares das fundações, além da colocação de parte das vigas de concreto e aço que vão sustentar as pistas destinadas aos veículos.
Drenagem
Ele também conta na notícia que publicou hoje (26/12), com base em nota da EGR de outubro passado, que atualmente está sendo realizada a escavação de uma galeria subterrânea para drenagem das águas pluviais, na RS-040 e a cerca de 300 metros d a RS-118. Além de uma rua lateral, que deverá receber o tráfego quando a segunda elevada do viaduto começar a ser construída.
FIM DE ANO
1
Neste período entre o Natal e o Ano Novo, o ritmo dos trabalhos diminuiu para evitar as interferências na pista que possam agravar os congestionamentos.
2
Seguem apenas as obras de manutenção dos desvios e a construção do viaduto em si.
3
O serviço de terraplenagem será retomado na próxima quarta-feira (2/1).