atenção

Orientadores da Área Azul começam a instruir motoristas sobre novo sistema de estacionamento rotativo

Área Azul passa por mudanças em Gravataí

Trabalho orientativo começou nesta segunda-feira no Centro de Gravataí

 

A Prefeitura em parceria com a Zona Azul Brasil começou a realizar nesta segunda-feira (25) um trabalho orientativo aos motoristas sobre o novo estacionamento rotativo da Área Azul na região central da cidade.

Monitores e profissionais do trânsito estão percorrendo as ruas do Centro instruindo os motoristas sobre como irá funcionar o novo sistema da Área Azul, que acarretará em muitas facilidades e  benefícios  aos condutores.

A principal novidade é a tecnologia digital empregada, com mais segurança e praticidade aos usuários. Com o aplicativo Digipare o condutor, através de seu smartphone, cadastra o veículo e monitora os créditos e o tempo para o estacionamento na Área Azul.

– Através da ferramenta, é possível verificar o saldo disponível e o tempo restante, sendo que o próprio aplicativo informa ao motorista quando ele está prestes a acabar – explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro.

 

Múltiplas formas de pagamento

 

– O motorista desce do carro e adquire o número de horas que precisa para permanecer estacionado. Não precisa sair e voltar para o carro de novo, o que traz mais segurança – informa o secretário.

Essa compra de créditos também pode ser feita nos postos de venda distribuídos no comércio local, pela internet no site www.digipare.com.br, com os orientadores, na sede da empresa, pelo aplicativo Digipare, mensagem de celular SMS (enviando o torpedo para Digipare + código da cidade + placa do veículo + tempo de estacionamento), débito automático ou até pela Unidade de Resposta Audível.

Nas opções de compra presencial, além de dinheiro em espécie, a comercialização também pode ser efetuada através do cartão de crédito ou débito, bastando informar a placa do veículo estacionado no ato da compra.

 

Novos benefícios para os condutores

 

A nova sinalização das ruas no centro de Gravataí garante o estacionamento para categorias específicas. O número de vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência aumentou sendo que, nessas categorias, cada motorista possui respectivamente uma e duas horas de isenção por dia para estacionar.

Vagas rápidas de até 15 minutos para embarque e desembarque foram implementadas em locais estratégicos, como próximos à clinicas, bancos e farmácias, sendo isentas de pagamento.

Motocicletas possuem isenção, podendo ser estacionadas nas vagas específicas para o referido meio de transporte. Motoristas de veículos para carga e descarga também foram contemplados com vagas específicas, podendo permanecer estacionados isentos por até uma hora.

O novo sistema permite à Prefeitura acompanhar, em tempo real e integral a completa movimentação das vagas possibilitando um total planejamento de mobilidade para a região.

 

Tecnologia para monitorar Área Azul

 

Os monitores da Área Azul também trabalharão com um sistema digital para acompanhar a ocupação das vagas, não havendo mais a impressão de tíckets.

– Os orientadores farão o monitoramento do tempo de estacionamento de cada veículo cadastrando a placa e o horário no sistema digital, o que permitirá acompanhar o tempo transcorrido – explica o diretor da concessionária Zona Azul Brasil, Claudinei Barduque.

O diretor ainda informa que é possível utilizar os créditos para estacionar em outras cidades que tenham cobertura da Área Azul como Venâncio Aires, Rio Grande, Canoas e Esteio no Rio Grande do Sul e até mesmo em outros estados que tenham o sistema vigente, como nos municípios de Osasco e Botucatu em São Paulo, Chapecó em Santa Catarina e Petrópolis no Rio de Janeiro, entre outros.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Os sabotadores da República

“Por aqui chegamos ao paroxismo de que, para conceitual golpe, é preciso que ele seja vencedor?”. Recomendamos o artigo do jurista Lenio Streck, publicado pelo ICL Notícias O que é

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade