CRISE CLIMÁTICA

Os 300 de Gravataí: força-tarefa está nas ruas para reconstrução após tempestade ‘supercélula’

Fotos Tiago Cechinel e Flávio Ribeiro (drone)

A Prefeitura de Gravataí mobiliza uma força-tarefa de 300 colaboradores para reconstruir a cidade após o temporal ‘supercélula’ de terça-feira. A operação, que se estende ao longo deste sábado e domingo, está estrategicamente dividida em 12 regiões do município e entregará mais de 2 mil telhas para a população, somando-se aos 2.100 metros de lona que já foram doados.

O prefeito Luiz Zaffalon e o vice-prefeito Dr. Levi Melo se reuniram ontem no novo Centro Administrativo Municipal para conversar com as equipes e iniciar as atividades.

A força-tarefa é necessária por conta de uma supercélula, fenômeno meteorológico que desencadeou rajadas de vento intensas, granizo, chuvas fortes e até tornados.

Os trabalhos foram distribuídos da seguinte forma: oito equipes responsáveis pela poda de árvores; três equipes encarregadas da limpeza em bairros e avenidas; quatro caminhões equipados com garras para remoção de destroços e equipes focadas na retirada de entulhos, visando acelerar o processo de recuperação urbana.

Zaffa destacou os esforços contínuos de suas equipes desde a madrugada da última quarta-feira, 17, para auxiliar as famílias afetadas e promover a limpeza e reorganização da cidade.

– Cerca de 300 pessoas dedicam-se incansavelmente em prol do nosso município. A Defesa Civil somos todos nós e tenho certeza de que, unidos, superaremos mais este desafio – disse.

O último levantamento da Defesa Civil mostra que o município conta com 2000 casas destelhadas, 550 árvores caídas, 50 postes danificados e 45 escolas danificadas. Onze pessoas ainda estavam desabrigadas.

– Estamos reunidos em uma força-tarefa para iniciarmos aquilo que já fizemos em julho, outubro e estamos fazendo novamente: a reconstrução da nossa cidade – explicou Dr. Levi Melo.

– A pedido do Zaffa, estamos com uma força de trabalho jamais vista em Gravataí para a reconstrução da cidade. Não vamos parar enquanto houver um morador precisando de ajuda – disse o secretário de Serviços Urbanos (SMSU) Eduardo Muller.

O secretário de Obras Públicas (Smop) Guilherme Ósio explicou que, neste momento, serão fornecidas 10 telhas por residência, mediante cadastramento na Defesa Civil.

– Estamos intensificando os esforços nas regiões mais afetadas, de acordo com o cadastro da Defesa Civil. Para otimizar o suporte, as assistências não serão mais entregues na secretaria, mas diretamente nas residências. Essa medida visa garantir celeridade na resposta às demandas – disse.

O secretário também pede que a população utilize o formulário criado para a solicitação das telhas. O pedido pode ser feito por meio do link: https://x.gd/LKNIy. Dessa forma o contribuinte poderá requisitar serviços como desobstrução de vias, materiais (telhas, lonas) e serviços de corte ou poda de árvores.

Além das equipes da Smop, SMSU e Defesa Civil, a Guarda Municipal e as equipes de Agentes de Trânsito também estão trabalhando para a reconstrução da cidade.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Uma resposta

  1. Bom dia
    Gostaria de saber qual é o criterio adotado para atender a populacao?
    A SMSU nao atende ligacaoes, nao responde email, nao ha como obter uma comunicacao.
    As quadras no entorno da rua Calos Barbosa no bairro Vera Cruz, em Gravatai, alagaram no dia 16/01/2024. A R. Carlos Barbosa com mais de 1.30m de alagamento.
    Todas as ruas no entorno ja foram limpas, porem, a R. Carlos Barbosa permanece com uma espassa camada seca de lodo de esgotos.
    POR QUE A RUA CARLOS BARBOSA NAO FOI LIMPA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade