OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa: integração entre profissionais mobiliza ações nos bairros de Gravataí

Dando continuidade às atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama (GPD) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, no último sábado, 15, ações nos maiores bairros da cidade.

Ao longo do dia, houve coleta de exames citopatológicos (CP), testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e solicitações de mamografias nas unidades de saúde Aristides D’ávila, Érico Veríssimo, Itacolomi e Vera Cruz. Também houve vacinação contra a poliomielite para crianças a partir de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

– Outubro Rosa já é de praxe uma união de esforços para mobilizar toda a cidade – destacou a coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Itacolomi, Bianca Belmonte, que já está comprometida em apoiar ações do Novembro Azul na USF Morungava.

No evento de sábado, por sua vez, foi a coordenadora da USF Morungava, Clarissa Spolaore, quem foi apoiar a unidade no evento. Clarissa, inclusive, já está agendada para o próximo sábado, 22, para as atividades da USF Parque dos Anjos.

Além da USF Morungava, a unidade de saúde Costa do Ipiranga também enviou representantes à Itacolomi, com o objetivo de ampliar as atividades da ação. Aproximadamente, cem pessoas foram atendidas ao longo do dia na unidade. No próximo sábado, 22, outras quatro unidades estarão com ações voltadas ao público feminino.


Histórias que mudam histórias


Derlize Tavares, moradora do Parque Itacolomi, destacou o atendimento na unidade, desde a recepção até a colocação do método contraceptivo implanon, que era seu sonho.

– A médica Dra. Liliane foi maravilhosa, explicou todos os detalhes e me disse, a cada passo, tudo que iria ocorrer – afirmou Derlize. 

Moradora, há 30 anos no bairro, ela não imaginava como seria tão bem cuidada.

– Quero dizer que estou impressionada com o cuidado da agente de saúde Janice. Mesmo sem conhecê-la, ela me conhecia, sabia quem eram meus familiares e uma série de informações de necessidades de saúde – disse.

Ela ressaltou, ainda, a interação da unidade de saúde, não só com a escola, como, também, com a comunidade local.

– O agente de saúde precisa ter um olhar completo, pois subsidia todas as ações da unidade, ouvindo as famílias e os profissionais da saúde. Me senti amada e acolhida, pois eram poucas as minhas visitas à unidade. Por não ter essa aproximação, eu achava que era só mais uma que estava indo até o posto, mas nem imaginava que teria todo um cuidado e carinho por trás disso – completou.

Na sexta-feira, 14, a USF Itacolomi realizou uma grande ação com o IMAMA, que reuniu palestrantes voluntários no salão da igreja São Nicolau.

– Tivemos o Bingo Rosa, com distribuição de brindes e mimos doados pelos trabalhadores da saúde – ressaltou Bianca.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas pegadas do Melo

Associo-me ao artigo Matinal nas pegadas de Melo, do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva. Faz o Matinal um jornalismo de excelência. Reputo simbólico áudio revelado, onde o prefeito

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade