ufologia

OVNI NA REGIÃO | Mistério em avistamento de luzes no céu

Foto do jornalista Roque Lopes foi feita em Cachoeirinha, na direção do edifício Madrid

Objetos luminosos foram vistos no céu de Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre, entre o início e o fim da noite da última sexta-feira. O ovni, objeto voador (pelo menos ainda) não identificado, seria extraterrestre, um drone, um helicóptero, um avião ou algum outro tipo de tecnologia? O Seguinte: foi investigar o mistério que baixou nas redes sociais e também foi assunto em grupos de WhatsApp e publicações de ufologia.

Na sexta, o perfil POA 24H no Facebook trazia o primeiro relato de luzes no céu por volta das 21h30 na altura da parada 60.

Boa noite, por favor não me identifica pq posso parecer idiota, mas estou em Gravataí na parada 60 e minha namorada e eu acabamos de ver uma luz vermelha que subiu na vertical bem rápido, começou a andar na horizontal e parou no céu, piscou de vermelho e azul, piscou só azul e foi direita e esquerda e simplesmente sumiu. Não fazia barulho nenhum, talvez alguém também tenha visto, estou feliz de presenciar algo tão diferente.

Um pouco mais cedo, em Cachoeirinha, o jornalista Roque Lopes, do site O Repórter, e também pesquisador ufológico, também avistou um ovni, fotografou e relatou em seu perfil no Facebook.

Alguém por aqui reporta ter visto uma luz vermelha, que mudava para branca, sem respeitar uma certa frequência e sem piscar, por volta das 20h30min, nesta nuvem? Eu a vi neste área do círculo marcado na foto. Achei que poderia ser alguma luz emitida do solo, mas ela saiu da nuvem, fez uma volta, mudou para branca e sumiu da minha visão. As características não apontam para nenhum tipo de aeronave conhecida que possa fazer esse movimento, uma vez que ficou parada por alguns segundos. O avistamento, para quem tem uma bússula no celular, foi a 217 graus sudoeste.

 

Aeronave da Brigada?

 

O Seguinte: contatou o comandante da Brigada Militar tenente-coronel Vanderlei Padilha, que informou que nenhuma aeronave – helicóptero ou avião – sobrevoou Gravataí ou Cachoeirinha no horário dos avistamentos.

 

Um avião?

 

Uma pesquisa no site FlightAware, serviço online que permite que você rastreie qualquer voo no mundo, mostra que entre às 20h e 22h da noite de sexta, 10 voos comerciais sobrevoaram a região. Próximo ao horário do avistamento de Gravataí, estava nos céus o voo 1226, da empresa Gol, na rota de Curitiba. Por volta das 20h30, horário em que o óvni era visto em Cachoeirinha, o voo 5115 da Azul manobrava nos ares para pousar no Salgado Filho e o 9279, da Azul, decolava do portão 22 do aeroporto de Porto Alegre.

 

: Site FlightAware mostra rotas de aviões em qualquer parte do mundo, instantaneamente

 

Um aeromodelo?

 

Como Viamão sediou no sábado e domingo o 1º Festival Aéreo, organizado pelo Clube de Aeromodelismo, fomos ouvir Jorge Corcino, presidente daquele que com 28 anos de fundação é o mais antigo grupo do Rio Grande do Sul.

– Não temos registro de nenhum voo na sexta – informa o aeromodelista há 12 anos, que aposta que o ovni seja um drone semelhante ao avistado por ele e outros moradores de Viamão por volta da meia noite quarta.

 

Um drone?

 

O biólogo e doutor em ecologia Jackson Muller, diretor da Fundação de Meio Ambiente de Gravataí, que pilota um drone, também acredita que o objeto visto no céu seja de algum modelo do equipamento que, conforme ele, a cada comando alterna as cores das luzes entre vermelho, verde e amarelo.

– Olhando de baixo pode dar o efeito que as testemunhas dizem ter visto – analisa, calculando em 300 metros a altura máxima para um drone voar em segurança sem interferências eletromagnéticas.

 

: As diferenças entre as luzes em aeronaves tripuladas e drones

 

Tamanho do objeto intriga

 

Já Roque Lopes tem dúvidas que o objeto que tenha avistado seja um drone.

– Há drones que chegam a altura de uma nuvem das mais baixas. Até poderia ser alguém fazendo um teste no equipamento. A questão é que a nuvem da foto está muito longe e um drone não teria uma luminosidade tão grande – observa.

Conforme o jornalista, a velocidade do ovni se assemelhava a de um avião, com a diferença de que executava movimentos possíveis apenas para um drone.

– Sem falar que ficou parado por uns dois minutos na nuvem. A luz era vermelha e não piscava. Ela mudou para branca. Eu vi a luz na nuvem e fiquei olhando para ela até que voltou para a nuvem e ficou parada. Depois saiu e mudou a cor da luz de vermelha para branca. Sempre manteve a mesma velocidade.

Observador dos céus, o tamanho do objeto intrigra Roque.

– Pela luz e os aviões que costumo ver passar por aqui, eu diria que o objeto teria que ter pelo menos o tamanho de um avião. O drone teria que ter uma luminosidade muito grande para aparecer a uma distância como essa da foto – avalia, também alertando para a movimentação intensa de aviões que fazem a rota passando por cima de Porto Alegre, Cachoeirinha e Gravataí em altura de cruzeiro.

 

Antes de seguir lendo a reportagem mais abaixo, assista a um rápido vídeo feito por Jackson Muller pilotando drone a partir da FMMA, no Parque dos Anjos

 

Ufólogos atentos

 

Um dos mais conhecidos ufólogos de Gravataí, Luis Stumpf, que é ligado ao grupo de Ademar Gevaerd, editor da UFO, com 40 anos a mais longeva revista do gênero no mundo, relata que os avistamentos da região foram assunto entre os pesquisadores. E o fenômeno deve receber atenção dos ufólogos.

A publicação Ovnihoje.com é uma que noticiou os avistamentos sob a manchete “Atividade intensa de Ovnis em Porto Alegre e região metropolitana”.

– Como não tenho detalhes, prefiro não analisar os casos.

Mas, para o ufólogo que já avistou um ovni em Gravataí, eles já estão entre nós.

 

LEIA TAMBÉM

COM VÍDEO | O homem que viu ovnis em Gravataí (fomos ao local do avistamento)

 

: Foto foi divulgada pelo site Ovnishoje.com como avistamento em Gravataí

 

O MUNDO DOS DRONES

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regulamentou o uso do equipamento apenas em maio deste ano, há mais de 10 mil drones no Brasil. No mundo, já passa de 3 milhões.

Segundo o MundoGEO, empresa especializada do setor, o mercado deve movimentar R$ 200 milhões com vendas em 2017. O modelo mais comercializado no país hoje é Phantom 3 Advanced, de quatro hélices, com preço médio de R$ 5,7 mil.

 

: Classificação dos drones na regulamento feita pela Anac este ano

 

Drone para Congonhas

 

Um incidente com um drone interrompeu pousos e decolagens entre as 20h15 e 22h25 deste domingo em Congonhas, segundo maior aeroporto do Brasil. Por causa do incidente, o horário de operação usual do aeroporto paulistano foi estendido em duas horas. À 0h45, os dois últimos aviões aterrissavam na pista e ainda havia pessoas no saguão, remarcando voos.

Cerca de 35 voos que aterrissariam em Congonhas foram desviados para outros aeroportos, como Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas), Ribeirão Preto e até outros estados.

Pilotos de dois aviões da Latam informaram por rádio o drone, que estava próximo à cabeceira sul da pista (Jabaquara) e sobrevoou a região por cerca de 30 minutos, segundo informações de um oficial da Aeronáutica.

A Polícia Militar de São Paulo e a Polícia Federal ainda procuram o operador da aeronave não-tripulada.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade