SAÚDE

Em período crítico, doação de brigadianos ajuda a salvar vidas em Gravataí

A articulação entre o Hospital Dom João Becker (HDJB) e instituições de Gravataí e da região tem sido decisiva para garantir a manutenção dos estoques de sangue necessários ao atendimento de urgências e emergências. Em mais uma ação conjunta, a parceria com o 17º Batalhão da Polícia Militar (17º BPM) viabilizou a ida de 15 voluntários ao Hemocentro do Rio Grande do Sul, fortalecendo o abastecimento em um período considerado crítico.

A iniciativa ocorre em meio às festas de fim de ano e férias de verão, quando aumenta o fluxo de veículos nas rodovias que cortam e conectam Gravataí — como a Freeway, RS-118, RS-020 e RS-030 — elevando o risco de acidentes, além das ocorrências cotidianas em um município com mais de 265 mil habitantes.

Doação como compromisso com a vida

Para o major Filipe Freitas Santos, subcomandante do 17º BPM, a doação de sangue integra a missão institucional da Brigada Militar de atuar diretamente na proteção da vida.

“A doação de sangue faz parte da nossa filosofia de atuar na linha de frente na defesa da vida. O Hospital Dom João Becker é a nossa referência em Gravataí e também atende a população de cidades vizinhas. A proximidade da corporação com a comunidade no apoio à saúde é fundamental”, destaca.

A Brigada Militar mantém a campanha solidária “Sangue Brigadiano” e também participa de iniciativas externas, como a “Unidos pela Vida”, promovida pela Polícia Rodoviária Federal. Segundo o major, ações como essa mostram que a segurança pública vai além do policiamento ostensivo, envolvendo também solidariedade e responsabilidade social.

Único hospital da cidade depende de doações regulares

O Hospital Dom João Becker ressalta que o apoio das instituições locais é essencial para manter os estoques em níveis seguros. Como única estrutura hospitalar de Gravataí, o HDJB atende casos de urgência grave que, com frequência, demandam transfusões imediatas.

“Somos a única estrutura hospitalar de Gravataí e temos porta aberta para atendimentos de urgência grave, que invariavelmente necessitam de sangue. Somos muito gratos à Brigada Militar e a todos que nos ajudam tanto na doação quanto na divulgação da campanha para termos cada vez mais voluntários em nosso município”, afirma a supervisora de enfermagem Suelen Bernardo.

A agência transfusional do Becker necessita, em média, de 200 bolsas de sangue por mês para dar conta da demanda. Segundo o hospital, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

Onde e como doar

Gravataí ainda não conta com posto próprio de coleta de sangue. Por isso, as doações destinadas ao Hospital Dom João Becker devem ser realizadas no Hemocentro do Rio Grande do Sul ou no Banco de Sangue da Santa Casa de Porto Alegre.

Como forma de facilitar o acesso, uma parceria entre o hospital e a Sogil garante, na última quarta-feira de cada mês, o transporte gratuito de voluntários até a Santa Casa por meio do Ônibus Social. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo telefone (51) 3214-8025 ou pelo WhatsApp (51) 98040-7248.

A iniciativa reforça que, em períodos de maior demanda, doar sangue é um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade