Estava tentando encontrar palavras para falar do grotesco caso do anestesista que estuprou uma mulher durante uma cesariana!!! Nem dentro de um hospital, num momento que deveria ser de emoção e alegria, estamos seguras! Mas antes que conseguisse digerir a revolta, vem mais uma e outra notícia de mulheres abusadas, estupradas, assassinadas… É pesado demais viver nesse mundo machista e misógino.
Homens não gostam de mulheres. “Ah, mas nem todo homem…” Então tá, alguns poucos se salvam. Então vou dizer que a maioria dos homens não gosta de mulher. Gosta de exercer poder sobre as mulheres, isso sim. E parte deles, de fazer sexo com elas. Apenas isso. Afeto, compaixão, empatia… são sentimentos que eles não destinam a nós.
Reproduzo aqui um trecho de artigo da filósofa Marilyn Frye:
“Dizer que um homem é heterossexual implica somente que ele mantém relações sexuais exclusivamente com o sexo oposto, ou seja, mulheres. Tudo ou quase tudo que é próprio do amor, a maioria dos homens hétero reservam exclusivamente para outros homens. As pessoas que eles admiram; respeitam; adoram e veneram; honram; quem eles imitam, idolatram e com quem criam vínculos mais profundos; a quem estão dispostos a ensinar e com quem estão dispostos a aprender; aqueles cujo respeito, admiração, reconhecimento, honra, reverência e amor eles desejam: estes são, em sua maioria esmagadora, outros homens. Em suas relações com mulheres, o que é visto como respeito é gentileza, generosidade ou paternalismo; o que é visto como honra é a colocação da mulher em uma redoma. Das mulheres eles querem devoção, servitude e sexo. A cultura heterossexual masculina é homoafetiva; ela cultiva o amor pelos homens.”
E não é bem assim? Homens idolatram outros homens, e tratam as mulheres como objetos que podem usar (e abusar) quando lhes convém. E se tentamos nos libertar, tiram nossa vida, mutilam, desfiguram. Matam. Como se fosse um absurdo a mulher ter direito sobre si mesma. Em 2022, ainda é ousadia ser dona de si!
Sei que há vários homens que respeitam as mulheres, que nos apoiam, mas vivemos numa sociedade patriarcal e machista, a desconstrução tem que ser diária e constante. E se você vê seu amigo ou conhecido sendo abusivo e não diz nada, está sendo conivente.
Tem um verso do Emicida que diz: “O sonho é um tempo onde as mina não tenha que ser tão forte”. É bem isso, e mais um pouco. Sonhamos com um tempo em que possamos viver com o coração mais leve, sem sentir medo o tempo todo…
Sem desistir de uma roupa que gostamos por receio de olhares e mãos indesejados.
Sem perder o horário do compromisso porque evitou o ônibus lotado (Como tem seres com coragem para se masturbar no transporte público?)…
Sem evitar lugares e eventos por medo de ir e voltar sozinha…
Sem desconfiar de todo homem que se aproxima…
Sem andar o tempo todo alerta ao entorno…
Sem ter medo até de ir ao hospital para dar à luz!!!
Chega a ser absurdo o tanto que vivemos preocupadas, alarmadas, sobressaltadas… Chega! Deixem nossos corpos em paz! Deixem-nos em paz!
Nenhuma mulher merece ser estuprada!
Nenhuma mulher merece ser assassinada!
Nós merecemos paz!